A população de Itapevi contará, a partir desta quinta-feira (30), com a Praça da Cidadania, na Rua Penélope, no Parque Wey. O novo e inédito dispositivo vai oferecer lazer, cultura e qualificação profissional aos moradores do bairro e região. O espaço foi garantido graças a um convênio firmado com o Governo do Estado, que ficou responsável pelas obras e pelos cursos de qualificação profissional.

As obras foram iniciadas em junho de 2022. A administração municipal cedeu a área que abriga a praça. O projeto técnico foi elaborado pela Prefeitura e o Fundo Social de São Paulo (FUSSP). A parceria teve ainda a participação da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). Esse trabalho conjunto estabeleceu um processo participativo do espaço entre município e Estado junto à comunidade.

Na prática, a Praça da Cidadania será uma combinação de diversão, cultura e qualificação profissional, pois irá contribuir com a formação da população. Por meio do FUSSP, serão ministrados cursos profissionais nas áreas de Informática, Moda e Arte, Gastronomia, Beleza e Bem-Estar.

Com essa inauguração, a praça de Itapevi será a quinta a funcionar no Estado, sendo duas na capital paulista, uma Guarulhos e outra em Santo André.

Detalhes do espaço

Os serviços da Praça da Cidadania estão distribuídos em uma área de 4.077 m² e incluem uma quadra poliesportiva com arquibancadas, academia ao ar livre, playground, pista de caminhada e área de jogos.

Já a Escola de Qualificação Profissional será administrada pelo Centro Paula Souza e levará mais oportunidade à comunidade em situação de vulnerabilidade social. As salas terão as aulas, um Banco do Povo para fomentar o empreendedorismo e outros espaços multiuso e de administração.

O local também contará com uma copa e lavanderia, depósito e almoxarifado, sanitários, área técnica, horta comunitária e canteiro da Escola de Construção Civil. Para reduzir os impactos no meio ambiente, a Praça da Cidadania manterá jardins de chuva para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em led e pisos semipermeáveis. O edifício terá um sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.

Ao lado da área que abriga o novo dispositivo, está prevista a implantação de um Parque Municipal. Ambos formarão um significativo conjunto de equipamentos públicos para a população.