A Prefeitura inaugura, na próxima segunda-feira (3), às 9h, o inédito Resolve Fácil Empresa (Rua Agostinho Ferreira Campos, 752 – Jardim Nova Itapevi). O novo serviço exclusivo destinado às pessoas jurídicas (empresários) e empreendedores que desejam investir no município contará com um amplo espaço público voltado à inovação, com infraestrutura capaz de gerar novos negócios com alto valor agregado. A partir daí, a ideia é movimentar a economia da cidade.

Por meio do Sandbox, o Resolve Fácil Empresa terá foco na formação de ideias, novos projetos e negócios inovadores. A previsão é de realizar cerca de 3,5 mil atendimentos.

A inauguração contará ainda com a palestra do empreendedor em série Wilson Poit. Fundador da Poit Energia, empresa líder do segmento de energia temporária da América Latina, ele é empreendedor Endeavor desde 2002. Recebeu o prêmio “Empreendedor do Ano” da Ernst & Young.

Também foi secretário municipal de Desestatização e Parcerias nas gestões de Fernando Haddad, João Doria e Bruno Covas e conduziu o Plano Municipal de Desestatização. Atuou ainda como diretor Superintendente do Sebrae-SP entre 2019 e 2022.

Como será o espaço

O amplo e moderno espaço montado especialmente para fomentar os negócios na cidade contará com acesso à internet de alta velocidade, estações de trabalhos confortáveis, ambientes para networking entre empresários, pessoas e a Prefeitura, além de um auditório versátil para eventos.

O local terá também espaço maker e auditório, salas de reunião e de treinamento, de eventos e de vídeo lounge. A estrutura terá um ambiente reservado para o funcionamento de um Coworking que vai abrigar as empresas e um Hotel de Projetos. Nesse local, será possível compartilhar experiências entre as companhias e profissionais em um mesmo lugar, possibilitando a busca de novas oportunidades e intercâmbio profissional.

Além disso, o Resolve Fácil Empresa também vai unificar os diversos serviços públicos necessários para abertura, alteração, legalização e baixa de empresas. Assim, o empresário poderá acompanhar os processos de criação, alteração e cancelamento de inscrição municipal e a expedição de alvará de funcionamento. No mesmo local, haverá um serviço de emissão de guias e boletos de arrecadação de tributos municipais.

O novo espaço também reunirá alguns serviços já disponíveis para esse público, que migraram do Resolve Fácil na Cidade Saúde. Confira quais são:

Banco do Povo Paulista

Já em funcionamento na cidade, o Banco do Povo Paulista oferece seus serviços através do convênio firmado com o Governo do Estado de São Paulo. O objetivo é liberar o microcrédito produtivo a empreendedores e microempresas, com juros mais baixos como forma de estimular novos negócios.

Sebrae

A unidade do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) que funciona também no Resolve Fácil da Cidade Saúde vai continuar com o atendimento aos MEIs, micros, pequenos e médios empresários no novo ambiente de geração de negócios. Entre os serviços oferecidos, estão a emissão de boleto mensal do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), a expedição do Comprovante de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) e do Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ), além de formalizar, alterar os dados e até fechar o Microempreendedor Individual (MEI).

O Sebrae também conta com o parcelamento do Simples Nacional. Fora isso, continua a oferecer cursos que auxiliam o empreendedor a regularizar seu negócio, ensinam mais sobre fluxo de caixa, formação de preços, além das oficinas online.

Hackathon

O Resolve Fácil Empresas ainda contará com um Hackathon, que irá criar maratonas de desenvolvimento inovador para reunir talentos tecnológicos. A ação tem o objetivo de estimular o desenvolvimento de soluções que causem impactos tanto para o mundo empresarial quanto para o setor público.

Hotel de Projetos

É um espaço para fomentar as iniciativas acadêmicas. Essa área do Resolve Fácil Empresas vai englobar Trabalhos de Conclusão de Curso (TCCs) de graduação, artigos científicos, dissertações de mestrado e teses de doutorado que geram ideias ou projetos inovadores que possibilitem transformá-lo em um negócio sustentável.

Incubadora de Empresas

O local dará suporte às micro e pequenas empresas em estágio inicial para que elas sobrevivam no mercado. A Incubadora de Empresas oferecerá mentorias, treinamentos, cursos de capacitação, monitoramento e acompanhamento dos negócios e conexão com o mercado por meio da Aceleradora de Startups. Tudo isso será oferecido pelo Sebrae.

Laboratório Maker

Será um espaço para empreendedores transformarem a teoria em prática. Um lugar destinado à criação de protótipos, desenvolvimento de softwares e outras novidades tecnológicas.

Condomínio de empresas

As empresas participantes vão compartilhar a infraestrutura do Resolve Fácil. Servirá para uso dos empreendedores que tenham a necessidade de realizar a abertura ou transferência de Pessoa Jurídica (PJ) de pequeno e médio porte para este local com serviços de mão de obra.