No último sábado (23), a Prefeitura realizou a sexta edição do mutirão Todos contra o Aedes aegypti, na Vila Dr. Cardoso. Os agentes de saúde visitaram 549 residências, encontraram larvas, que foram eliminadas, em quatro imóveis e colocaram 56 telas em caixas d’água. No bairro, também foram retiradas 18 toneladas de lixo e entulho acumulados.

Iniciada em janeiro, pelo Departamento de Controle de Vetores da Prefeitura de Itapevi, a ação já visitou 3.943 residências em toda a cidade. O levantamento foi feito nesta segunda-feira (25) pela Secretaria de Saúde do município.

O objetivo do mutirão é eliminar focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya, assim como conscientizar a população sobre a importância de enfrentar de modo permanente o Aedes Aegypti. A ação já percorreu cinco bairros: Jardim Santa Rita, Vila Santa Rita, Jardim Rainha, Chácara Vitápolis e Cardoso.

Nestes bairros, a Prefeitura colocou telas para proteger caixas d’água em 396 imóveis. Em 26 residências foram encontradas larvas do mosquito transmissor das doenças e os focos foram eliminados.  A administração, com apoio dos soldados do Exército, conseguiu trabalhar, nos mutirões, em um total de 2.995 imóveis.

No entanto, os agentes de Saúde e de Controle de Endemias encontraram 942 residências fechadas e, em 43 ocasiões, os moradores se recusaram a deixar as equipes técnicas entrarem para realizar as vistorias e combater o vetor. Foram encontrados 13 imóveis desocupados ao longo destes mutirões.

“É importante que a população nos ajude abrindo suas casas para inspeção. Nossos técnicos são capacitados e estão em mutirão para orientar e esclarecer dúvidas e não autuar”, explicou a secretária de Saúde de Itapevi, Luiza Nasi.

Os mutirões serão realizados aos sábados em diferentes bairros do município até o dia 27 de abril. A iniciativa conta com agentes de Saúde e de Controle de Endemias em visita direta às residências. O serviço de Cata-Bagulho também foi reforçado e já recolheu cerca de 64 toneladas de entulho até o último sábado (23).

Desde 2017, a administração municipal também tem trabalhado para conscientizar a população sobre a importância de eliminar os focos do mosquito, realizando ações de rotina e mutirões nos bairros, distribuindo informativos e colocando banners e outdoors em pontos estratégicos da cidade.

O próximo mutirão contra o mosquito acontece após o carnaval no sábado (9), no Jardim São Carlos. Na sequência, serão visitados os bairros Jardim Briquet (16/3), Jardim Santa Cecília e Colinas de Itapevi  23/3) e Cohab 30/3)

Aedes aegypti

Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura dos ovos pela fêmea em diversos criadouros.

Para combater o mosquito, é de extrema importância que a população atenda os agentes de endemias e abra as residências para vistorias de potenciais criadouros do vetor.

O munícipe também deve contribuir com a redução da doença evitando recipientes com água parada através de medidas simples tais como: o lixo deve ser colocado no lixo, o descarte de copos e garrafas devem ser feitos em lixeiras, realizar periodicamente limpeza das calhas, tampar ralos e vasos sanitários.

Outras medidas são: verificar os materiais inservíveis, que devem ser colocados para coleta pública, tampar os tonéis e caixas d´água, manter o lixo em sacos bem fechados, deixar garrafas sempre viradas de boca para baixo, eliminar o prato de vasos de plantas ou usar prato justaposto, limpar com escova ou bucha os potes de água dos animais, retirar a água acumulada atrás da geladeira ou da máquina de lavar, telar e tampar caixas d’água e não deixar acumular água em lajes, uma vez que a maior proliferação de larvas são encontradas nestes reservatórios.