É importante tirar um tempinho para cuidar do seu lar e acabar com os focos e criadouros do mosquito transmissor da doença

A Prefeitura de Itapevi não trabalha apenas para combater a Covid-19, mas realiza também, de forma contínua e ininterrupta, as ações de enfrentamento e combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, chikungunya e a zika.

Em virtude das medidas restritivas impostas devido a pandemia do coronavírus, muita gente tem ficado mais tempo em casa e por isso a Prefeitura pede para que você mobilize sua família e procure eliminar a água parada, vedar bem caixas d’água telando-as adequadamente e dessa forma ajudando a combater os focos que podem virar criadouro do mosquito.

De acordo com relatório do Departamento de Controle de Vetores da Divisão de Controle de Zoonoses, em 2019 foram realizadas visitas a 144.131 imóveis. Mesmo diante da pandemia de Covid-19, em 2020 foram realizadas 140.494 visitas.

Em 2020 foram registrados 12 casos confirmados e 55 suspeitos. Neste ano, são nove casos suspeitos em investigação e até o momento não há confirmação da doença.

As entradas nas residências estão sendo feitas adotando todos os protocolos sanitários vigentes contra a Covid-19, como: o uso de luvas, máscaras e demais EPI (Equipamentos de Proteção Individual), além do álcool em gel e do distanciamento social. Os mutirões foram interrompidos em todo país por determinação do Ministério da Saúde, mas nenhuma ação de controle e prevenção na cidade foram encerradas devido à gravidade do assunto.

É importante também ficar atento aos vasos de planta, garrafas e outros recipientes que podem acumular água, sobretudo agora, que as chuvas de verão vão começar. “O lixo espalhado em volta das casas também pode acumular água de chuva. Portanto, a coleta regular também reduz os possíveis criadouros de mosquitos.

Cuidados gerais

O Aedes é doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.

Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento. Não tome nenhum medicamento por conta própria. Em caso de suspeita procure a unidade de saúde mais próxima de sua residência.

Atenção dentro das casas e apartamentos:

– Tampe os tonéis;

– Mantenha as calhas sempre limpas;

– Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;

– Mantenha lixeiras bem tampadas;

– Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;

– Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;

– Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;

– Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.