Neste final de ano, dois dos mais aguardados feriados irão alterar o funcionamento dos serviços públicos e privados em Itapevi. Neste ano, tanto o Natal (25 de dezembro) quanto o Ano Novo (1º de janeiro) caem em uma segunda-feira.

Ambos já foram definidos pelo decreto municipal nº 5.746, de 3 de janeiro deste ano, que dispõe sobre os pontos facultativos e feriados nas repartições públicas municipais. O documento consta na edição 1115 do Diário Oficial do município. Nesta terça-feira (12), o Diário Oficial publicou decreto nº 5.844 sobre novo ponto facultativo nas festas de final de ano. Neste caso foi decretado ponto facultativo de 26 de dezembro (terça-feira) até 29 de dezembro (sexta-feira), visando economia aos cofres públicos.

Confira o que abre e fecha na cidade:

Prefeitura

No Natal, o expediente administrativo no Paço Municipal se encerra na sexta-feira (22), às 17h. Na terça-feira (26), as atividades voltam a ser interrompidas e retornam na próxima terça-feira (2), às 8h, após o Ano Novo (1º).

Resolve Fácil

O atendimento estará fechado na segunda-feira do Natal (25) e entre os dias 26 de dezembro e 1º de janeiro. Nos demais dias da semana normalmente, das 8h às 17h.

Central de Resgate

Os serviços de emergência (Corpo de Bombeiros, GCM, Demutran, Defesa Civil e Conselho Tutelar) e a Central de Videomonitoramento funcionarão normalmente, 24 horas por dia.

Feiras Livres

As Feiras Livres funcionarão normalmente, inclusive a Feira Noturna de Itapevi – Fenoit (Rua Agostinho Ferreira Campos), de quinta-feira, das 18h às 22h. Naturalmente os serviços ficam suspensos no Natal (25) e Ano Novo (1º) apenas.

Ecopontos

Os Ecopontos do Jardim Rosemary (Rua Licínio Adelino da Costa, 151), Vila Dr. Cardoso (Rua Nelson Ferreira da Costa) e Jardim Santa Rita (Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, ao lado da Escola do Futuro do Santa Rita) estarão fechados na segunda-feira nos feriados do Natal (25) e entre os dias 26 de dezembro e 1º de janeiro (Ano Novo). Fora desse período, os ecopontos operam de segunda a sexta-feira funcionam, das 7h às 16h, e aos sábados, das 7h às 11h.

Coleta de Lixo

Na segunda-feira do Natal (25) e na segunda-feira do Ano Novo (1º) a coleta de lixo está suspensa. Nos demais dias, os horários retornam ao normal.

Saúde

As unidades de Pronto Atendimento e o SAMU (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) vão funcionar normalmente, 24 horas por dia. A Secretaria de Saúde e a Farmácia de Alto Custo estarão fechadas nos dias 25 (segunda-feira) e 1º de janeiro (segunda-feira).

– Pronto-Socorro Central – 24h – funcionamento normal;

– Pronto-Socorro Amador Bueno – 24h – funcionamento normal;

– Pronto-Socorro Levy de Lima (Vila Dr. Cardoso) – 24h – funcionamento normal;

– CAPS Álcool e Drogas – 24h – funcionamento normal;

– CAPS Conviver – 24h – funcionamento normal;

– CAPS Infantil – fechado na segunda-feira (25) e na segunda-feira (1º);

– CIS (Centro Integrado de Saúde) – fechado na segunda-feira (25) e na segunda-feira (1º);

– UBSs – fechadas na segunda-feira (25) e na segunda-feira (1º);

– USFs – fechadas na segunda-feira (25) e na segunda-feira (1º);

– Centro de Reabilitação (Reab) – fechado na segunda-feira (25) e na segunda-feira (1º);

– Centro de Referência da Saúde da Mulher – fechado na segunda-feira (25) e na segunda-feira (1º);

– Serviço de Atenção Especializada (SAE) – fechado na segunda-feira (25) e na segunda-feira (1º);

– Vigilâncias Epidemiológica, Sanitária e Zoonoses – fechadas na segunda-feira (25) e na segunda-feira (1º);

– Farmácia Dose Certa – fechada na segunda-feira (25) e na segunda-feira (1º);

– Clínica Mutirão da Saúde (Rua José Michelotti, 28 – no Prédio do Ita Shopping Saúde) – fechada na segunda-feira (25) e na segunda-feira (1º).

Escolas

As unidades da rede municipal estarão fechadas neste período devido às férias escolares.

Bancos

As agências bancárias estarão fechadas na segunda-feira de Natal (25) e na segunda-feira de Ano Novo (1º). Nos demais dias funcionarão normalmente, das 10h às 16h.

Correios

As agências dos Correios estarão fechadas na segunda-feira de Natal (25) e na segunda-feira de Ano Novo (1º). Funcionarão normalmente durante a semana.

Enel

O Posto de atendimento estará fechado na segunda-feira de Natal (25) e na segunda-feira de Ano Novo (1º). Funcionará normalmente nos dias da semana. Solicitações de emergência podem ser realizadas pelo 0800 72 72 196.

Parque da Cidade e Areninhas

O Parque da Cidade estará fechado no domingo (24) e na segunda-feira de Natal (25) e também no domingo (31) e na segunda-feira de Ano Novo (1º). Vale reforçar que o espaço funciona aos domingos, feriados e pontos facultativos das 6h às 20h. Às segundas-feiras, funciona das 17h às 22h devido aos serviços de manutenção. E, de terça-feira a sábado, fica aberto das 6h às 22h. As areninhas funcionarão normalmente.