Inaugurada há oito meses, nova estrutura possibilitou melhoria dos serviços de saúde e quase dobrou o número de atendimentos 

A nova Unidade de Saúde da Família (USF) Santa Cecília, inaugurada há oito meses, pela Prefeitura de Itapevi, praticamente dobrou a capacidade de atendimento diário dos serviços.

Instalada na Rua dos Camarões, 123, em um prédio maior e com muito mais recursos a USF Santa Cecília ampliou a média do número de atendimento diário de 183 para 347, um crescimento de 90%.

A mudança possibilitou devido ao aumento do número de consultórios e alterações da estrutura dos serviços oferecidos à população, além das melhores condições de trabalho aos funcionários da unidade.

No prédio antigo, eram realizadas em média 52 consultas diárias, agora, o número saltou para 84 atendimentos, um aumento de 62%.

Antes, havia apenas dois médicos generalistas atendendo na unidade. Atualmente, a USF disponibiliza também três pediatras para atender as crianças do bairro.

Com área de enfermaria maior, o número de serviços diários também cresceu 100%: a aferição de pressão arterial e glicemia dobrou de 15 pacientes para 30; assim como o atendimento de farmácia passou de 40 para 80.

Enquanto a medição de peso e altura cresceu 75%, passando de 20 atendimentos diários para 35, a aplicação de vacinas cresceu 110%, subiu de 48 para 100. Já o atendimento de curativos e medicações aumentou 125%: saltando de oito para 18 atendimentos diários.

Estrutura

Com sistema de prontuário informatizado, a unidade oferece no piso térreo o atendimento à população, com recepção, dois banheiros adaptados, três consultórios médicos, farmácia e salas de curativo, de vacina e de medicação e, no piso superior, a parte administrativa.

O novo espaço conta ainda com uma “cadeira escaladora”, equipamento capaz de transportar pacientes cadeirantes para dentro da USF subindo as escadas.

Serviços

A USF Santa Cecília funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h, e realiza atendimento preventivo, com médicos generalistas, pediatras, enfermeiros, técnicos de enfermagem e agentes comunitários de saúde. Ao todo, 21 profissionais atual no local.

A Unidade realiza diversos tipos de atendimento além das consultas médicas, pré-natal e acompanhamento pediátrico, como procedimentos de enfermagem, aferição de pressão arterial, verificação de controle de glicemia capilar, curativos, inalação, eletrocardiograma, pesagem para beneficiários do Bolsa Família, medicação, vacinas, coletas de exames, papanicolau, teste de gravidez, teste rápido para HIV e Sífilis, farmácia, entre outros.