Obras do Piscinão do Sapiantã foram concluídas ainda em novembro do ano passado já opera normalmente. Em menos de quatro anos, administração entregou à população três grandes obras de prevenção contra enchentes

As obras do piscinão do Sapiantã foram concluídas em novembro de 2019 e de lá para cá já tem contribuído muito na redução de danos provocados pelas águas das chuvas na região. O reservatório construído, assim como os outros dois já entregues anteriormente pela Prefeitura, do Vitápolis e do Suburbano, tem como objetivo minimizar o problema crônico das enchentes em Itapevi.

As obras do Sapiantã foram iniciadas em outubro de 2018. Ao todo, os três reservatórios somaram aproximadamente R$ 112 milhões em investimentos.

Localizado ao lado direito da estrada Yoshihiro Iwahashi, no bairro do Sapiantã, o novo piscinão tem área de 22.402,09 m² e capacidade para receber 81.830,00 m³, ou seja, 81.830.000 litros. O dispositivo tem 3,34 metros de profundidade.

O equipamento recebe águas do Rio Sapiantã, que é afluente direto da margem direita do Barueri-Mirim, que, por sua vez, desemboca sob a Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva (SP-274), próximo ao Itapevi Center. O objetivo é reduzir a incidência de enchentes e alagamentos na região.

O Rio Sapiantã nasce em Vargem Grande Paulista, se estende por aproximadamente 10,4 quilômetros até a sua foz, cruzando os bairros do Sapiantã, Vila Nova Esperança e Vila Santa Rita, dentre outros.

Areninha Sapiantã

Em janeiro desde ano, a Prefeitura entregou à população, a Areninha do Sapiantã, localizada ao lado do piscinão. O espaço conta com academia ao ar livre, playground, pista de caminhada e quadra de areia.

Consórcio

As intervenções foram realizadas pelo Consórcio Barueri-Mirim, que é composto pelas empresas Soebe Construção e Pavimentação e Construtora Etama Ltda. Ele atua em parceria com a Prefeitura de Itapevi, que entra no projeto com contrapartidas financeiras, e o Governo Federal, por meio do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC).

Piscinão do Vitápolis

O equipamento está localizado na divisa dos bairros Chácara Vitápolis, Jardim Dona Elvira e Cidade Saúde. O piscinão recebe águas do rio Barueri-Mirim, combatendo enchentes e alagamentos na região destes bairros e na região central de Itapevi.

As obras do piscinão do Vitápolis foram iniciadas no dia 7 de fevereiro de 2017. O equipamento tem três metros de profundidade e foi implantado paralelo ao rio para captar o excesso de água quando o nível do rio ultrapassar a cheia. Ele tem capacidade de até 109 milhões de litros de água de armazenamento.

Piscinão do Suburbano

O equipamento recebe as águas do córrego Paim para diminuir a ocorrência de alagamentos no bairro, na Cohab e no Centro. Ele fica entre a Avenida Rubens Caramez e as ruas dos Sulamericanos e dos Paulistas, nos fundos da Escola Estadual Prof. José Sérgio Pereira.

O equipamento de 16.500 m² foi inaugurado em maio de 2019 e tem capacidade para receber 79.663 m³, ou seja, 79.633.000 litros.

Córrego Barueri-Mirim canalizado

Em 2019 também foi concluída a canalização do córrego Barueri-Mirim. A obra estava ligada diretamente ao Piscinão do Vitápolis, que está localizado ao longo de seu curso. A canalização do Rio Barueri Mirim inicia-se na Rua Orlando Higino de Moraes, prossegue pela Avenida Presidente Vargas e se estende até o final das Ruas Lafaiete Rodrigues e Boulevard Paulistana, já na divisa com o município de Jandira.