Neste sábado (17), a Prefeitura deu início a mais uma importante obra na cidade. Desta vez é o início da construção do novo viário (viaduto) na região central, após mais de 40 anos sem que a cidade tivesse uma novidade como esta.

O intuito da obra é desafogar o trânsito e dar mais mobilidade e qualidade de vida para a população. Essa é a quarta de um total de 65 ações em comemoração ao aniversário da cidade.

Depois de pronto, o futuro viário irá facilitar também os acessos de motoristas que têm como a principal opção passar pelo Viaduto José dos Santos Novaes, no Centro, inaugurado no final dos anos de 1970 e que liga as avenidas Presidente Vargas e Cesário de Abreu.

A obra tem prazo de duração de 20 meses com o início das obras, que serão executados pela empresa Jofege Pavimentação e Construção Ltda, vencedora do processo de licitação realizado pela Prefeitura.

Onde o novo viário será construído?

A construção será no trecho a rua Agostinho Ferreira Campos, próximo ao Pronto-Socorro Central, e o Corredor Oeste (Rua Nelson Ferreira da Costa), na região que compreende as ruas Maria José dos Santos e Eva Pedrosa de Oliveira. A proposta é facilitar a entrada na cidade. Uma passarela localizada entre as duas vias será removida para dar espaço as novas vias.

A partir do Corredor Oeste, o viário passará sobre os trilhos dos trens em direção à Rua Orlando Higino de Moraes e possibilitará novo acesso Rua Professor Dimarães Antônio Sandei agilizando a chegada as rodovias Coronel PM Nelson Tranchesi (SP-29) e Castello Branco.

O objetivo da obra será deixar o Viaduto José dos Santos Novaes como opção mais simples para o trânsito local, em direção ao Terminal Rodoviário e ao Centro da cidade.

O novo acesso será possível graças a uma parceria com o Governo Federal. A administração municipal também investirá recursos próprios.

Como será o viário?

Vai ter duas alças de acesso. Uma delas contará com 303,88 metros de extensão da Rua Agostinho Agostinho Ferreira Campos rumo à Rua Nelson Ferreira da Costa – sentido Centro. A segunda alça será de 264,56 metros, que compreende a Rua Nelson Ferreira da Costa rumo à Rua Professor Dimarães Antonio Sandei, sentido Castello Branco.

Cada via possuirá duas faixas de rolamento com sentido único, passeio de 1,50 metro de largura em apenas um dos lados, além de gradil de proteção, com uma estrutura de concreto armado.