Um dia de muita diversão e de oferecimento de uma variedade de serviços públicos gratuitos e de qualidade. Foi assim o domingo (18) de aniversário de 65 anos de Itapevi, com a realização do tradicional corte de bolo de 65 metros e da “Mega Ação de Cidadania”, ambas no Parque da Cidade, no bairro Cidade Saúde.  Ações foram as de números 5 e 6 desde o início do anúncio.

Foram oferecidos diversos serviços, entre eles, o Mutirão do Emprego com mais de 1,3 mil vagas, exames de saúde gratuitos, cortes de cabelo, adoção de pets, muito lazer, agendamento para a emissão do RG, entretenimento, esportes e atividades culturais distribuídos em nove estações por todo o Parque, onde as ações aconteceram simultaneamente. O tradicional corte do bolo de 65 metros foi realizado no centro do gramado da Arena Parque (Estádio Municipal).

Estações de atendimento

A “Mega Ação de Cidadania” contou com a “Estação Criança”, ambiente com brinquedos infláveis gratuitos e a “Estação Mais Saúde”, onde foi realizado acolhimento de enfermagem com escuta, aferição de diabetes, pressão arterial; agendamentos de consulta médica, avaliação nutricional, campanha Educativa contra a dengue e saúde bucal, Carreta da Saúde, distribuição de preservativos, emissão da Carteira do SUS, orientação sobre IST (Infecção Sexual Transmissível), teste rápido de HIV e Sífilis, entre outros.

A “Estação Emprega Itapevi” teve emissão de Carteira de Trabalho/Seguro-Desemprego, inscrições para cursos de qualificação profissional gratuitos, Sebrae Móvel | Sebrae Aqui, mutirão de emprego com mais de 1,3 mil vagas, cursos do Senai e inscrições para cursos gratuitos da UAB (Universidade Aberta do Brasil).

Na “Estação Resolve Fácil” teve orientações sobre regularização fundiária, atendimento OAB, Procon, Ouvidoria Municipal, agendamento do RG, serviços ligados à IPTU e afins, além do atendimento da Sabesp.

Os frequentadores da “Estação Mais Esporte” tiveram tênis de mesa, torneio basquete stress, futebol de salão,  vôlei, futebol de areia, beach tennis e slackline com monitoramento e instruções.

Cultura, juventude e cidadania

A “Estação Cultural” sediou a zumba e ritmos, axé, apresentações do Grupo Garra e da Banda Sinfônica, flash house, stress Dance – Soul Gueto, circo, capoeira e apresentações de música, de teatro e circenses, além da contação de histórias, pintura de rosto, caricatura e estande de leitura.

Na “Estação Juventude” teve best-trick skate e patins, grafite, bandas de rock, DJ na Kombi, batalha de rima, designer de corte, trancista, game – FIFA/PES, workshop – influenciadores digitais, As Minas Empreendem e apresentação de Abelhas.

A “Estação Mais Cidadania” contou com orientações para programas sociais, camarim (cortes de cabelo, penteados adulto e infantil, esmaltação adulto e infantil, pintura facial infantil), artesanato criativo, atividades Brinquedoteca e apresentações Centro de Convivência do Idoso.

Meio ambiente

E, por fim a “Estação Ambiental” trouxe ao espaço doação de mudas, Feira de Adoção de cães e gatos, a educação ambiental, sobre reciclagem e Compostagem, além da entrega de panfletos de orientação referente à importância de se adotar animais.

O evento teve ainda segurança da GCM (Guarda Civil Municipal), banheiros químicos e atendimento médico ao público. Não houve ocorrências médicas e policiais.