Memorial Parque ficará pronto no primeiro trimestre de 2022 e terá capacidade para até 4 mil gavetas

As obras do novo cemitério de Itapevi já estão na fase final. Com previsão de inauguração no primeiro semestre do ano que vem, o Memorial Parque Itapevi será o primeiro cemitério vertical 100% biosseguro do estado de São Paulo.

Instalado na região da Cohab, o equipamento contará com sistemas de gavetas distribuídas em sete andares. A estrutura de concreto armado já foi concluída, assim como a colocação do piso intertravado das ruas, guarda-corpo, corrimão das rampas acessíveis e implantação das gavetas biosseguras.

A peças, sem emendas, são produzidas em fibra de vidro e resina de garrafas pet. Este sistema permite um sepultamento mais seguro ambientalmente, já que não contamina o ar, o solo ou o lençol freático e reduz o nível de enxofre lançado no ar.

Outra vantagem do cemitério vertical é a otimização do espaço: a proporção é de um túmulo convencional para cada sete sepulturas verticais. O novo modelo também permite um sepultamento mais rápido, concluído em apenas dez minutos, enquanto no modo convencional, são utilizados cerca de 55 minutos.

Capacidade

O Memorial Parque terá capacidade para até 4 mil gavetas. O sistema rotativo resolve a necessidade de novas sepulturas com o passar do tempo, já que os corpos permanecem nas gavetas por três anos, sendo direcionados posteriormente para um ossário com identificação do sepultado.
O novo cemitério será utilizado para os novos sepultamentos e o atual, no Jardim Julieta, que já está no limite da sua capacidade, terá sua manutenção garantida, mas sem novos sepultamentos, na parte pública.