A construção da nova estação Ambuitá, da linha 8-Diamante, começa nesta sexta-feira (5), por meio de parceria entre a Prefeitura de Itapevi e a concessionária ViaMobilidade. A previsão é de que a obra fique pronta em 14 meses. O início dos serviços faz parte das 65 ações em comemoração ao aniversário da cidade.

A solenidade que marca o começo dos trabalhos está prevista para 10h na área onde abrigava exatamente a antiga estação, na Rua Dr. José Alexandre Crosgnac, 110. O evento contará com autoridades e representantes da concessionária. A unidade foi desativada em abril de 2010 e, posteriormente, demolida no mesmo ano, dentro da modernização do trecho pelo Governo do Estado.

A decisão desagradou a população, que há anos pedia a retomada da estação para atender os moradores da região e também os funcionários das empresas do polo industrial de Ambuitá.

Depois de reconstruída, o próximo passo será permitir que os moradores do Jardim Santa Rita, Amador Bueno e Ambuitá não precisem fazer futuramente a baldeação já com as adaptações previstas nesta estação. O intuito é também desafogar o modal de ônibus nestas regiões.

Conheça os detalhes

A nova estação contará com um edifício de acesso dos passageiros com duas plataformas onde os usuários farão o embarque nas composições. Cada uma delas terá 120 metros de extensão e 3,50 metros de largura.

O prédio terá dois pavimentos e atenderá às normas de acessibilidade. Também será disponibilizado um estacionamento para bicicletas junto à entrada para incentivar a mobilidade no município.

No térreo, haverá um saguão de entrada, as bilheterias, a linha de bloqueios (catracas) e sanitários, enquanto no andar superior, funcionará a área administrativa da estação.

Sobre a antiga parada

A estação de Ambuitá foi inaugurada em setembro de 1949 pela Estrada de Ferro Sorocabana, inicialmente com o nome de “Parada Iracema”. Somente 35 anos depois (junho de 1985), recebeu novas instalações dentro da modernização do sistema pela antiga Fepasa – estatal que até então operava a linha. A desativação e demolição ocorreram em 2010 ainda quando era gerenciada pela Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM).

Melhorias na linha 8

A reconstrução faz parte do pacote executado pela concessionária previsto após vencer a concorrência para assumir a linha 8-Diamante, em 20 de abril de 2021. Além de construir a nova estação, o consórcio já realizou o alargamento da passagem sob a linha férrea de Ambuitá (entregue no fim de outubro) e promoveu amplas reformas nas de Amador Bueno, Santa Rita, Itapevi e Engenheiro Cardoso.

Ainda dentro do pacote, a concessionária deve concluir até o fim deste ano a nova passarela próxima à estação de trem Amador Bueno, para garantir a segurança dos pedestres naquela região e interligar a Rua Ezequiel Antônio de Oliveira, altura do nº 700, às estradas Sabiá e do Prado.

Em setembro passado, a parceria entre a Prefeitura e a ViaMobilidade iniciou o asfaltamento de 512 metros de extensão da Estrada do Prado (Jardim Santo Antônio) e a implantação de duas faixas de rolamento de 3 metros de largura cada e calçada de 1,5 metro de largura. O pacote de melhorias prevê ainda a construção de um viaduto ao lado da estação Santa Rita e as implantações das passarelas do Jardim Portela, do Jardim Santa Rita e do Jardim Sorocaba.