A Prefeitura entregou nesta sexta-feira (5) o primeiro pilar físico do Centro Especializado de Reabilitação (CER), em construção na área onde funcionava a antiga sede da Comunidade Kolping Cristo Rei (Rua Helena Abreu da Silva, 33 – Jardim São Carlos). A iniciativa é parte das celebrações de 65 anos da cidade.

Os trabalhos foram iniciados em outubro do ano passado. O prédio terá 3 mil m² de área construída, com dois pavimentos e está sendo construído com recursos municipais e do Governo Federal. As colocações acontecem após a execução das colocações das estacas e dos blocos de fundação.

A nova unidade tem a finalidade de ampliar o atendimento aos pacientes do município com necessidades de reabilitação motora, neurológica, respiratória, auditiva e visual. Depois de concluído, o CER irá absorver todas as operações do Centro de Reabilitação de Itapevi (Reab), que atualmente funciona na Cohab e presta serviços para 3 mil pacientes.

A implantação da futura unidade faz parte do trabalho da administração municipal de aumentar a abrangência no setor da saúde especializada da região. Dessa forma, é possível melhorar a assistência médica da população da cidade, por meio de uma unidade moderna e bem equipada.

Nesta semana estão sendo executando as fundações e na fábrica os pilares que serão pré-moldados. Os projetos de hidráulica e elétrica estão em elaboração pela construtora. Até o momento foram executadas terraplenagem, colocação de estacas e estão nos baldrames de fundação.

Detalhes do CER

O CER será construído para prestar serviço aos pacientes com deficiência permanente ou provisória que precisam de reabilitação e necessitam desenvolver seu potencial físico e psicossocial. A unidade contará com consultórios, salas de atendimento multidisciplinares, como cinesioterapias, de estimulação precoce, eletroterapia, de terapia, de próteses oculares e de oftalmologia, além de outras especialidades.

Também haverá uma área de orientação de mobilidade, um ginásio com quadra poliesportiva, piscina aquecida e vestiários. O prédio terá uma fachada de vidro e vagas de estacionamento na área externa ao redor.

Como será o atendimento

O novo centro será destinado para prestar assistência especializada às pessoas com deficiência que necessitam de reabilitação. A missão será desenvolver o potencial físico e psicossocial dos pacientes.

O diagnóstico, a avaliação e a orientação são de responsabilidade da equipe multiprofissional, composta por fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, fonoaudiólogos, médicos, psicólogos, assistentes sociais, dentistas e enfermeiros. A unidade contará com veículos adaptados para o transporte dos pacientes.

Os serviços deverão ser mantidos com repasses do governo federal em coparticipação com o município. Os recursos humanos e materiais do atual Reab serão remanejados para o novo espaço de atendimento. Entre eles, estão 17 fisioterapeutas, seis fonoaudiólogos, quatro terapeutas ocupacionais, um psicólogo, um assistente social, dois médicos peritos e dois dentistas, além de novos profissionais que serão contratados para aumentar o volume de atendimentos. O Reab funciona desde 1978 na Cohab.