A Prefeitura de Itapevi realiza neste sábado (27), das 8h às 14h, mais um mutirão contra o Aedes Aegypti. A ação acontecerá no Parque Suburbano e tem como objetivo combater focos do mosquito transmissor da dengue, zica e chikungunya

Este será o décimo quarto mutirão realizado em Itapevi neste ano. Eles acontecem sempre aos sábados em diferentes bairros do município.

Iniciada em janeiro pelo Departamento de Controle de Vetores da Prefeitura de Itapevi, a ação já visitou 8.597 residências em toda a cidade. O serviço de Cata-Bagulho também foi reforçado e recolheu, até agora cerca de 145 toneladas de entulho. Os dados são das Secretarias de Saúde e de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

Os mutirões já foram realizados nos bairros Jardim Santa Rita, Vila Santa Rita, Jardim Rainha, Chácara Vitápolis, Cardoso, Jardim São Carlos, Briquet, Santa Cecília, Colinas de Itapevi, Cohab, Amador Bueno e Rosemary. Neles, a Prefeitura colocou telas para proteger caixas d’água em 920 imóveis. Em 63 residências foram encontradas larvas do mosquito, que foram eliminadas.

No entanto, os agentes de Saúde e de Controle de Endemias encontraram 2.027 residências fechadas e, em 112 ocasiões, os moradores se recusaram a deixar as equipes técnicas entrarem para realizar as vistorias. Foram encontrados 40 imóveis desocupados ao longo destes mutirões.

Registros em Queda

Graças aos esforços da Prefeitura para combater o mosquito Aedes Aegypti e à colaboração de toda a população, Itapevi teve apenas cinco casos confirmados de dengue em 2019, contra 6 casos em Cotia, 21 em Osasco e 25 em Carapicuíba.

Aedes aegypti

Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura dos ovos pela fêmea em diversos criadouros.

Para combater o mosquito, é de extrema importância que a população atenda os agentes de endemias e abra as residências para vistorias de potenciais criadouros do vetor.

O munícipe também deve contribuir com a redução da doença evitando recipientes com água parada através de medidas simples tais como: o lixo deve ser colocado no lixo, o descarte de copos e garrafas devem ser feitos em lixeiras, realizar periodicamente limpeza das calhas, tampar ralos e vasos sanitários.

Outras medidas são: verificar os materiais inservíveis, que devem ser colocados para coleta pública, tampar os tonéis e caixas d´água, manter o lixo em sacos bem fechados, deixar garrafas sempre viradas de boca para baixo, eliminar o prato de vasos de plantas ou usar prato justaposto, limpar com escova ou bucha os potes de água dos animais, retirar a água acumulada atrás da geladeira ou da máquina de lavar, telar e tampar caixas d’água e não deixar acumular água em lajes, uma vez que a maior proliferação de larvas são encontradas nestes reservatórios.

14° MUTIRÃO: DIA 27 ABRIL- 2019 – SÁBADO
BAIRRO: PARQUE SUBURBANO

RUA: DOS PERNAMBUCOS (ENTRE SUL AMERICANOS X BANDEIRANTES)

RUA: AMAZONENSES (ENTRE AMERICANOS X BANDEIRANTES)