A Praça da Cidadania chega a 25% de obras realizadas. Com os trabalhos iniciados em junho, a previsão é de que o equipamento, localizado na Rua Penélope, no Parque Wey, seja concluído e entregue à população até o final deste segundo semestre. A construção está sendo executada pelo Governo do Estado, por meio de uma empresa licitada, com cessão da área pela Prefeitura de Itapevi.

O espaço inédito na cidade contará com áreas para lazer, cultura e qualificação profissional. O novo dispositivo foi obtido mediante a assinatura do termo de convênio junto ao Governo do Estado de São Paulo.

A Praça da Cidadania é fruto de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado, por meio do Fundo Social de São Paulo (FUSSP). Os cursos profissionais serão ministrados com formação nas seguintes áreas: Informática, Moda e Arte, Gastronomia, Beleza e Bem-Estar.

A elaboração do projeto técnico foi executada pela Prefeitura e pelo FUSSP em parceria com a CDHU (Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano). A parceria estabelece processo participativo do espaço entre o poder público municipal e o Estado junto à comunidade.

Atualmente existe 4 unidades em funcionamento, sendo em Santo André, em Guarulhos e duas na capital, em Paraisópolis e Vila da Paz.

Funcionamento

Na área externa do terreno, o local contará com academia ao ar livre, pista de caminhada de 200 metros, quadra poliesportiva com arquibancada, área de jogos, playground, jardim de chuva e horta comunitária.

Escola de Qualificação Profissional

Levar oportunidade e mais condições à comunidade em situação de vulnerabilidade social. É assim com a implantação das Escolas de Qualificação Profissional com administração do Centro Paula Souza. No edifício serão realizados os cursos de Informática, Moda, Gastronomia, Beleza, Construção Civil, além de duas Salas Multiuso, para atividades culturais e comunitárias em parceria com a Prefeitura, Banco do Povo, lavanderia e sanitários.