Praça da Cidadania qualifica cerca de 900 itapevienses em um ano
7 de janeiro de 2025- 7 janeiro 2025
- 0
Cerca de 900 pessoas fizeram cursos de qualificação profissional na Praça de Cidadania de Itapevi, em 2024. A unidade itapeviense, localizada na Rua Penélope, 351, no Parque Wey, completou um ano de funcionamento em dezembro e realizou, gratuitamente, diversos cursos de gastronomia, beleza e bem-estar, administração, informática e de empreendedorismo.
Além da qualificação, o equipamento também oferece atividades de lazer e de cultura para a comunidade e possui quadra poliesportiva com arquibancadas, academia ao ar livre, playground, pista de caminhada e área de jogos.
A gestão dos cursos é realizada pelo Centro Paula Souza, que administra instituições como Fatec (Faculdade de Tecnologia do Estado) e Etec (Escola Técnica Estadual) no estado de São Paulo. Em fevereiro, serão abertas inscrições para novas turmas.
Parceria
A implantação da Praça da Cidadania foi resultado de parceria da Prefeitura, que cedeu a área, e o Governo do Estado, que ficou responsável pelas obras do prédio e pelos cursos de qualificação profissional. A parceria teve ainda a participação da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU). O trabalho conjunto estabeleceu um processo participativo do espaço entre município e Estado junto à comunidade.
O local conta ainda com horta comunitária e canteiro da Escola de Construção Civil. Para reduzir os impactos no meio ambiente, a Praça da Cidadania mantém jardins de chuva para retenção e infiltração das águas pluviais, iluminação em led e pisos semipermeáveis. O edifício tem sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva.
O equipamento é o sexto a funcionar no Estado, estando dois na capital paulista, um Guarulhos, um em Santo André e outro em Osasco.
Parque Ecológico
Ao lado da Praça da Cidadania está prevista a implantação de um Parque Ecológico. A Prefeitura já iniciou a recuperação da nascente d’água existente em uma área pública de 5 mil metros quadrados, entre as ruas Rodolfo Voight e Paloma. Trata-se de uma das mais antigas minas da cidade.
A revitalização do espaço, que é uma área de Preservação Permanente, prevê a limpeza do terreno, instalação de gradil em torno do espaço, plantio de cerca de mil mudas de árvores nativas da Mata Atlântica e a construção de uma trilha de 300 metros com travessia de madeira sobre o curso natural da nascente.