A Prefeitura de Itapevi inicia, nesta terça-feira (15), o período de inscrições online para a castração gratuita de cães e gatos no município. Elas poderão ser realizadas até o dia 5/3, pelo site: castracao.itapevi.sp.gov.br.

Podem ser cadastrados até 3 animais por munícipe e 10 para protetores cadastrados na Prefeitura. A ação é realizada pela Secretaria de Meio Ambiente e Defesa dos Animais.

A ordem de início dos locais de castração será definida pela região com maior número de solicitações de castração. Neste momento, serão abertas 4 mil vagas para o procedimento, que será realizado entre os meses de março e agosto.

Para facilitar o processo de castração, o serviço do Castramóvel ficará estacionado em seis regiões em meses diferentes.

As cirurgias terão início em março, para os inscritos que optarem pelo Centro de Convivência do Idoso (Avenida Cesário de Abreu, 915 Bairro – Dos Abreus). Em abril, é a vez dos inscritos que escolherem a Kolping Cardoso (R. Ismênia de Abreu Dias, 126, Vila Dr. Cardoso).

Já o procedimento para quem escolher o Ginásio de Esportes de Itapevi (Av. Rubens Caramez, 1000, Vila Aurora) será em maio.

Em junho, a castração acontecerá na Secretaria de Esportes e Lazer (R. Luiz Belli, 1085, Alto da Colina). Em julho, no Cemeb Jornalista João Valério de Paula Neto (R. Bambina Amirabile Chaluppe, 492, Amador Bueno).

E,  em agosto, serão realizados os procedimentos para quem optar pela ACEI – Associação Cultural Esportiva de Itapevi (R. Helena Abreu da Silva, 225, Nova Itapevi.

Após as inscrições, equipes da Secretaria do Meio Ambiente e Defesa dos Animais entrarão em contato telefônico com os inscritos, comunicando o agendamento do procedimento cirúrgico do pet. Por isso, é importante que os telefones indicados no cadastro possam receber ligações em horário comercial, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17.

Importante

A castração gratuita só é realizada em cães e gatos, sem raça definida, a partir dos seis meses de idade, com no máximo 20 quilos. Durante a cirurgia, o animal tem sua orelha tatuada permanentemente para controle populacional.

O Procedimento

Os animais devem estar com, no mínimo, seis horas de jejum de alimentação e água e chegar até 15 minutos antes do horário agendado. Os pets devem ser trazidos em caixas de transporte (uma por animal), por um único tutor adulto obrigatoriamente, sem acompanhantes ou crianças.

As medicações para o pós-operatório serão entregues na alta do animal, como antibiótico, analgésico e antiinflamatório em um único comprimido a ser administrado a cada 24 horas, por três dias e nunca em jejum.