A partir desta quinta-feira (10), a Prefeitura de Itapevi iniciou a entrega de 3.329 novos chromebooks como forma de reforço pedagógico para 35 unidades escolares da rede municipal de ensino, que atendem o Ensino Fundamental Ciclo I, de 1º a 5º ano. Serão diretamente beneficiadas mais de 19,2 mil crianças com idade entre 6 e 11 anos. Ao todo, serão 5.129 novos equipamentos à disposição de estudantes e professores.

De 2019 para cá, quando os chromebooks começaram a ser utilizados na rede, foram distribuídos 1,8 mil chromebooks à título de empréstimo à rede como forma de revolucionar a maneira de ensinar em Itapevi, agregando mais qualidade e permitindo maior interação tecnológica entre estudantes e professores.

Atualmente, os cerca de 2,4 mil estudantes das três unidades escolares de tempo integral da rede municipal de ensino (Santa Rita, Santa Cecília e Suburbano) utilizam os aparelhos. A intenção agora é ampliar a iniciativa e em breve atender todos os alunos da rede.

O objetivo de utilizar os chromebooks nas aulas é desenvolver nos estudantes competências modernas e os conteúdos necessários de uma maneira lúdica e que desperte o interesse e a curiosidade das crianças. Os chromes são notebooks desenvolvidos pela empresa Google para serem compartilhados entre professores e alunos no aprendizado diário.

Os professores o utilizam, por exemplo, dentro da plataforma Google For Education, com inovadora pedagogia de ensino, e associando a conteúdos programáticos tradicionais, como as aulas de língua portuguesa, matemática, dentre outras.

A iniciativa é parte do programa Educa Itapevi, que pretende tornar a educação referência nacional. A meta é de que, nas próximas duas décadas, todas as crianças do Ensino Fundamental Ciclo I estejam estudando em tempo integral.

O modelo de ensino com os chromebooks é pioneiro com a utilização de novas ferramentas digitais, que estão ajudando professores e alunos na exploração tecnológica de um mundo digital global.