O feriadão do aniversário de Itapevi foi especial. Para celebrar os 60 anos da cidade, a Prefeitura anunciou à população duas grandes novidades: a construção de uma pista de skate e do primeiro parque da história de Itapevi.

O Parque da Cidade, como será chamado, ficará ao lado do Estádio Municipal, na Vila Nova Itapevi, numa área com 55.400 m².

O projeto prevê a instalação de pista de cooper com 1,5 km, ciclovia, bicicletário, academia ao ar livre, espaço para Cross Fit, playground, praça para skate e patins, duas quadras poliesportivas, minicampo de futebol com grama sintética, pista de mountain bike, praça de serviços com banheiros, espaço PET, Wi-Fi gratuito e uma área de 15.700 m² de estacionamento para veículos.

As obras devem começar nos próximos meses e a inauguração do parque está prevista para o primeiro semestre de 2020. A novidade foi anunciada no domingo (17), durante o show da dupla Maiara e Maraisa, que reuniu 20 mil pessoas no Estádio Municipal.

Itapevi Skate Park

A Prefeitura também construirá o Itapevi Skate Park. O anúncio foi feito no sábado (16), durante o Festival IT, na Praça 18.

O espaço de lazer e prática esportiva ficará na Avenida Feres Nacif Chaluppe, 75, no Centro, ao lado da delegacia e onde hoje funciona o Ciretran, que será transferido para as futuras instalações do Resolve Fácil.

O espaço terá uma pista de skate com bowl (pista parecida com uma piscina) de 350 m² (alturas de 1,60m e 2,40 m), pista overall (mistura de street com transições) de 1.483,21m² e banks iniciantes (pista em formato de bowl, mas com paredes menores) de 200 m² (alturas de 0,80m e 1,10m).

Além disso, o espaço terá uma pista street de 750 m², com rampas retas, quarters, corrimãos, caixotes, palcos, escadas, fun box, spinner, vulcões e double waves. O local também terá arquibancadas, espaço de convivência, bicicletário e estacionamento. Obras devem ser iniciadas no segundo semestre.

Diálogo com skatistas

O Itapevi Skate Park substituirá a antiga pista de skate da rotatória da Cohab, que deu lugar à revitalização promovida pela Prefeitura para melhorar o trânsito na região.

Durante a primeira fase dos estudos do projeto, técnicos da administração municipal ouviram, em 2018, skatistas e lideranças de movimentos culturais da cidade sobre a construção do novo equipamento.

A Prefeitura estudou a viabilidade do projeto apresentado pelos skatistas, ajustando a proposta às dimensões físicas da área disponível e ao orçamento municipal disponível.

Mais melhorias

Os anúncios das duas obras integram a programação de comemorações dos 60 anos de Itapevi.

Realizada pela administração municipal com apoio da iniciativa privada, a programação prevê, até o final de março, shows gratuitos, inaugurações de obras e anúncios de melhorias em toda a cidade. O calendário de novidades no dia 14 de janeiro, com a entrega à população da nova iluminação da Rodovia Renê Benedito.

No dia 21 de fevereiro, a Prefeitura deverá inaugurar o primeiro Ecoponto e a implantação de coleta de lixo eletrônica, no bairro Jardim do Rosemary.

No dia 7 de março, a Prefeitura divulgará o projeto Educador Nota 10, que irá estimular os melhores professores e gestores educacionais do município a desenvolverem ações inovadoras que contribuam para a melhoria do ensino na cidade.

Já no dia 8 de março é a vez do Bom Prato começar a sair do papel.  No dia 10 de março, a Praça 18 de Fevereiro, recebe mais três grandes ações de programação do aniversário: o 3º Encontro de Carros Antigos, o Festival IT Beer e a 8ª edição da Feira de Adoção de Animais, todos a partir das 9h.

A administração municipal ainda vai entregar à população a Praça do Nordestino no dia 17 de março, e a nova iluminação a LED do Corredor Oeste, no dia 22 de março.

No dia 29 de março, entra em funcionamento na Vila Nova Itapevi o Resolve Fácil, um centro de atendimento municipal que irá concentrar, em um único endereço, diversos serviços públicos ao cidadão.  A população ganhará ainda a nova Unidade de Saúde da Família (USF) do Jardim Santa Cecília.

E não é só. A Prefeitura também vai inaugurar dois piscinões: o do Paim, no Parque Suburbano, no dia 24 de março, mesma data em que o Parque do Povo será entregue aos itapevienses, e o do Vitápolis/Elvira, no dia 30 de março.