A Prefeitura de Itapevi entregou neste sábado (6) a 1ª fase das obras de canalização e drenagem do Vale do Sol, no Jardim Rainha. A iniciativa faz parte das ações comemorativas de aniversário de 65 anos da cidade.

Com a conclusão desta fase, a capacidade de vazão das águas das chuvas foi significativamente ampliada, proporcionando maior fluidez e evitando o transbordamento dos córregos, como já ocorreu no último verão.

A obra de drenagem e canalização do Vale do Sol atende a uma antiga demanda da população local, que há décadas enfrenta problemas recorrentes com enchentes na região central, Jardim Rainha e Vale do Sol.

Iniciada em abril de 2022, a primeira fase abrangeu a região central, desde o Viaduto José dos Santos Novaes Rodoviário até a Rua Benedito Dias Siqueira, passando por vias importantes como Cesário de Abreu, Manoel Alves Mendes, Dr. José Pedro de Castro e Catharina Durante de Camargo.

Além da canalização e instalação das galerias, foram realizadas obras complementares, como pavimentação e microdrenagem, visando proporcionar mais segurança e qualidade de vida aos moradores da região.

Para as próximas etapas, a Prefeitura planeja a conclusão da canalização das vias próximas ao Córrego Vale do Sol na Fase 2, e na Fase 3, a construção do Piscinão, medidas que visam aprimorar ainda mais o sistema de drenagem e prevenir futuros transtornos causados pelas chuvas.