Não é só de obras que vive uma cidade, mas também de planejamento e de programas que possam beneficiar jovens, adolescentes, crianças e especialmente idosos, pessoas com 60 anos ou mais, não é mesmo?

Pensando desta forma, a Prefeitura lança o programa Itapevi 60+, que oferecerá aulas de hidroginástica e atividades complementares (oficinas de ritmos, fotografia e rodas de conversa sobre temas relevantes ao público 60+, palestras, bailes, chá e riso, eventos de autoestima e beleza, dentre outros conforme programação sobre temas pertinentes à terceira idade) para este público.

O programa envolve as ações do serviço de convivência e fortalecimento de vínculos para idosos. As inscrições para o programa começam nesta quarta-feira (16) e seguem até o dia 31 de agosto ou até se encerrarem as vagas.

As aulas de hidroginástica, por exemplo, acontecerão nas três unidades das Escolas do Futuro da Cidade: Parque Suburbano (Avenida Rubens Caramez, 1000), Santa Rita (Rodovia Engenheiro Rene Benedito Silva, 1400) e Cardoso (Rua Ismênia de Abreu Dias, 210).

Ao todo serão oferecidas 210 vagas, divididas igualmente pelas três unidades. Ou seja, cada escola irá disponibilizar 70 vagas, distribuídas em duas turmas de até 35 pessoas cada. O público prioritário será de idosos que recebem o BPC (Benefício de Prestação Continuada) e aqueles que vivem em situação de vulnerabilidade social.

As aulas de hidroginástica acontecem de terça a quinta-feira, das 8h às 9h30, com atividades de 45 minutos. As atividades complementares, das 14h00 às 16h, na Comunidade Kolping Cristo Rei (Rua Brasília Abreu Alves, 33 – Jardim São Carlos).

As inscrições podem ser feitas pelo link (https://is.gd/WJMMQS) ou presencialmente no CCI (Centro de Convivência do Idoso –  Avenida Cesário de Abreu, 915 – Bairro Dos Abreus). Também na Secretaria de Assistência Social e Cidadania, e nos CRAS e CREAS. Os documentos necessários para se inscrever são RG, CPF, comprovante de endereço e NIS (Inscrição no Cadastro único).

O projeto inclui professores habilitados para as aulas de hidroginástica, salva-vidas e profissionais de apoio para atividades socioeducativas, complementares ao desenvolvimento das atividades físicas. Como por exemplo, professores de dança para oficina de ritmos, orientadores socioeducativos para oficina de fotografia, artesanato, além de profissionais técnicos para palestras, rodas de conversa e atividades diversas conforme programação sobre temas de interesse da terceira idade.

Assim que as matrículas forem efetivadas a Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania, em parceria com a Secretaria de Saúde, realizará os exames médicos necessários à prática desportiva dos inscritos.

Mais informações podem ser obtidas de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, no CCI. O telefone para contato é (11) 4205-4586 e o e-mail desenvolvimentosocial@itapevi.sp.gov.br.