Nesta quinta-feira (25), as águas foram liberadas para a nova tubulação da canalização do córrego Paim. Esse fato vai ajudar a escoar com mais agilidade as águas das chuvas, evitando os frequentes alagamentos na região.
O córrego está sendo canalizado, entre a Praça da Rotatória Fioravante Belli, na Cohab, e a Rua Domingos da Silva, no Parque Suburbano. Estão sendo executados cerca de 569 metros de canalização, sendo 349 metros em canal aberto e 220 metros em canal fechado.

A Prefeitura iniciou, em 2 de março do ano passado – entre a rotatória da Cohab e a Escola do Futuro do Parque Suburbano – os trabalhos. Neste trecho da Avenida Rubens Caramez foram abertas duas pistas em cada lado da via, nos sentidos Centro e Cotia, com extensão total de 474 metros.

As medidas visam reduzir congestionamentos na região até a Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, além de eliminar os frequentes alagamentos e enchentes provocados pelas cheias do Córrego Paim, assim como irá promover a recuperação do curso da água. A obra traz melhorias para todos os moradores da região central da cidade.

A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em até o dia 31 de março. As melhorias também englobam a execução das galerias de águas pluviais no trecho da Avenida Rubens Caramez, que será ampliado, e nas ruas do entorno: Witermite José Cerqueira, Francisco Correa, São Judas Tadeu, Angelina Barreto, Ana Maria Vaz e Rua Domingos da Silva.

Os recursos são do Finisa (Financiamento à Infraestrutura e ao Saneamento), da Caixa Econômica Federal. O contrato foi assinado entre a Prefeitura e o Consórcio Canaliza Paim constituído pelas empresas Soebe Construção e Pavimentação Ltda. e a Construtora Etama.