A unidade vai funcionar todos os dias da semana, na Avenida Presidente Vargas, na Vila Nova Itapevi; Banda Sinfônica é decacampeão estadual

A Escola Livre de Música de Itapevi está de casa nova. A Prefeitura de Itapevi entrega, nesta sexta-feira (28), a partir das 15h, um espaço com melhor infraestrutura na Avenida Presidente Vargas, 88, na Vila Nova Itapevi, para mais de mil alunos. A escola deixará as instalações provisórias da Avenida Feres Nacif Chaluppe, 39, no Centro, para ficar em um local de mais apropriado para alunos e professores.

A unidade de educação musical contará com modernas salas de aula equipadas com isolamento acústico e ventiladores, distribuídas em dois andares para atender 1,2 mil alunos e 10 professores, sendo dois deles professores e regentes das bandas, mais o pessoal do administrativo.  O objetivo da instituição é cuidar da iniciação, formação musical e difusão da música erudita e popular de crianças e adolescentes.

A Escola Livre de Música oferece aulas de violão, teclado, canto, coral, percussão, metais (saxofone, trombone, trompete, clarinete e flauta transversal), além de expressão corporal. A escola funciona de segunda a quinta-feira, das 8h às 21h, e às sextas-feiras, das 8h às 18h. As bandas sinfônicas e marcial ensaiarão de sábado e domingo, das 8h às 13h.

Bandas são orgulho da Escola Livre de Música

Fundada em 1994, a Banda Municipal, nasceu com o objetivo de oferecer música a crianças, adolescentes, jovens e adultos a partir de 6 anos de idade. Em 1997, iniciou suas atividades dentro da Escola Livre de Música e com atuação nos desfiles cívicos e eventos de Itapevi e região, passando a participar de concursos, festivais e campeonatos.

Atualmente, a Banda Municipal, conta com dois grupos musicais, Sinfônica e a Marcial – esta última como infanto-juvenil. Há também a Banda Sinfônica Infantil e Marcial Infantil, com cerca de 200 crianças que estudam pela manhã na escola normal e no período da tarde na Escola de Música.

As Bandas de Itapevi já conquistaram juntas mais de 30 títulos. Apenas a Sinfônica é decacampeão estadual.