A Prefeitura Itapevi lança a campanha “Pode ser Rosa, Pode ser Azul” com uma série de atividades para Outubro e Novembro, meses de prevenção e conscientização dos cânceres de Mama e de Próstata.

Entre as ações estão as inéditas tatuagens reparadoras e definitivas em mulheres que fizeram mastectomia (procedimento cirúrgico de remoção total ou parcial das mamas); Caminhada de conscientização pelas ruas da cidade; Distribuição de 20 mil panfletos alertando sobre a importância da prevenção para essas doenças; Exames de sangue PSA para todos os homens acima de 40 anos na rede pública de saúde; 700 exames de mamografias para as mulheres acima de 40 anos, sendo que para quem tem de 50 a 69 anos, pode agendar a consulta pelo 0800, sem a necessidade de pedidos médicos; além da distribuição de 9 mil laços azuis e rosas e um ciclo de palestras que serão realizadas nos CRAS.

Essas são as atividades que a Prefeitura promoverá para celebrar as tradicionais campanhas Outubro Rosa e Novembro Azul, período em que ganha evidência na sociedade essas enfermidades.

O evento é coordenado pela Secretaria Municipal de Saúde e a iniciativa de realizar as duas campanhas simultaneamente é para reduzir custos e otimizar a mobilização dos cidadãos e de profissionais em um período maior de conscientização sobre os assuntos.

Caminhada de combate ao câncer de mama

No sábado, dia 5 de outubro, será realizada a primeira ação das campanhas, que é a 2ª edição da caminhada de conscientização sobre a importância do diagnóstico precoce para o combate ao câncer de mama. A concentração acontece, às 8h30, na Rua Agostinho Ferreira Campos, Vila Nova Itapevi, em frente ao prédio da Prefeitura, seguindo para a Praça 18 de Fevereiro, onde a população poderá participar de aulão de Zumba.

700 exames de mamografia

As mulheres do município serão contempladas com 700 exames de mamografia nas unidades de saúde dos AMEs (Ambulatório Médico de Especialidades) de Itapevi e de Carapicuíba. Também serão distribuídos 9 mil laços rosas e azuis, além de 20 mil panfletos de orientação pública para as duas campanhas, que serão entregues nas unidades de saúde do município e caminhada.

A secretária de Saúde de Itapevi, Luiza Nasi, explica que as ações serão oportunidades de trabalhar assuntos necessários. “Os meses são importantes para focarmos no debate da prevenção e formas de combate ao câncer de mama e de próstata da nossa população”, disse.

Novembro Azul

A rede de saúde vai realizar até o final de novembro a análise clínica do sangue de PSA em todas as suas unidades em homens acima de 40 anos. Caso, o resultado indique alguma alteração esse paciente será encaminhado para um urologista, que fará o exame mais detalhado para avaliar o quadro clínico do paciente.

Tatuagem em mulheres que lutaram contra o câncer de mama

 

A Prefeitura e o Acolher – Fundo Social de Solidariedade de Itapevi em parceria a iniciativa privada abrirá 50 vagas para a realização gratuita de tatuagens reparadoras para mulheres que moram em Itapevi com cicatriz em decorrência do câncer de mama.

Essa é uma das ações do Outubro Rosa. A iniciativa tem como finalidade atender mulheres com idade superior a 18 anos que queiram cobrir com uma tatuagem cicatrizes provenientes de mastectomia (procedimento cirúrgico de remoção das mamas) com o desenho que desejarem, porém deverá passar por análise e aprovação do artista para ser executado.

Os trabalhos serão realizados pelo tatuador André Sabino, morador de Itapevi, que se comoveu com o drama de diversas mulheres que fizeram esse tipo de cirurgia e buscou conhecimentos para executar tais desenhos. Ele já tatuou dezenas de mulheres nessa condição. Os trabalhos serão executados em parceria com o Estúdio Túnel do Tempo, localizado na Rua Eloisa Ideko Koba, 5, Nova Itapevi.

“O objetivo do trabalho beneficente é permitir que sejam compartilhadas histórias felizes de superação, que envolvam e motivem mais mulheres a seguir em frente com a vida, resgatando a feminilidade, a sensualidade e a autoestima”, explica a secretária de Desenvolvimento Social e Cidadania de Itapevi, Elaine Freitas.

Poderão participar da ação apenas moradoras de Itapevi que passaram por uma mastectomia e que tenha renda familiar que não seja superior a três salários mínimos, incluindo todos que moram na mesma casa.

Para participar, apresentar documentos, como cópia do RG, CPF, comprovante de endereço, declaração de renda familiar, assinar o Termo de Autorização e apresentar atestado emitido por profissional médico declarando estar apta a tatuar na área que foi realizada a mastectomia. A documentação deve ser entregue pessoalmente na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Rua Escolástica Chaluppe, 154 – Centro) até o dia 31 de outubro, de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 17h.

Vale lembrar que a arte deve restringir-se a área das mamas e arredores, tendo como objetivo camuflar cicatrizes em virtude da cirurgia para a retirada parcial ou total das mamas. A pele deve estar completamente cicatrizada, desprovida de irritação e hipersensibilidade. A interessada não pode estar em processo de radioterapia ou quimioterapia.

Os documentos entregues ficarão sob análise de uma Comissão da Secretaria de Desenvolvimento Social, que definirá as escolhidas. Em data ainda a ser definida será informado em Diário Oficial e as interessadas deverão comparecer após a publicação na Secretaria para obter conhecimento do resultado e preenchimento das vagas. A partir daí serão publicados o local, dias e horários para realização das tatuagens.

Serviço 0800 gratuito para realização de exames

Mulheres itapevienses com idade entre 50 e 69 anos pode marcar seu exame de mamografia sem necessidade de pedido médico pelo SUS (Sistema Único de Saúde).

Caso você, tenha nascido em ano ímpar e esteja há mais de dois anos sem fazer o exame, também poderá fazer o agendamento no mês de seu aniversário ainda neste ano. A iniciativa é do programa Mulheres de Peito, da Secretaria de Estado de Saúde e tem como objetivo ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia pelo SUS em todo o estado paulista.

Para fazer o agendamento da mamografia basta ligar para o 0800-779-0000 da Secretaria de Saúde do Estado. O serviço telefônico estará disponível de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.
Para o agendamento pelo 0800 é importante que a mulher tenha em mãos o número do cartão SUS, endereço, telefone, data de nascimento e nome completo dos pais.

Mulheres acima de 40 anos

Vale lembrar que mulheres acima de 40 anos devem fazer o exame, independentemente de ter ou não histórico de câncer na família. Em Itapevi, a população dessa faixa etária pode fazer a mamografia em qualquer época do ano. Para isso, basta procurar a unidade de saúde mais próxima ou o Centro de Referência da Mulher (Avenida José Michelotti, 194 – Cidade Saúde) para encaminhamento à rede de atendimento especializada.

Ciclo de palestras

A partir do dia 9 de outubro, os CRAS (Centros de Referência em Assistência Social) do município irão promover aos beneficiários dos serviços palestras de orientação em alusão às campanhas do Outubro Rosa e Novembro Azul.

Outubro Rosa

Cras Maristela – 09/10 – 10h
Cras Aurora 11/10 – 9h30h
Cras Amador Bueno 23/10 – 10h
Cras Cardoso 29/10 – 14h

Novembro Azul

Cras Maristela 13/11 – 10h
Cras Aurora 22/11 – 9h30
Cras Cardoso 26/11 – 14h
Cras Amador Bueno 27/11 – 10h