Agentes do Setor de Fiscalização de Posturas Municipais da Prefeitura de Itapevi multaram em R$18.880,00, a proprietária de um carro Fiat Strada com placa de Campinas, na Rua Cleide com a Isabel, no Jardim Julieta.

O motorista foi flagrado por moradores despejando sacos de entulho. A equipe da fiscalização resgatou as imagens e pode autuar a dona do veículo pela placa, uma vez que os condutores já não estavam mais no local no instante da fiscalização.

A proprietária foi multada nos artigos 16 e 30 da lei municipal 1796/06. Ela terá que pagar uma multa no valor de 8 mil UFMs (Unidades Fiscais do Município – atuais R$2,36), o equivalente a R$18.880,00 mil. Ela tem 30 dias para efetuar o pagamento ou apresentar defesa em relação à autuação.

O descarte irregular de entulho e resíduos sólidos é um dos crimes que vêm sendo combatidos pela Prefeitura de Itapevi desde 2017.

Trata-se de um problema crônico em Itapevi. Além de sujar a cidade, a prática entope bueiros e bocas de lobo, facilitando a ocorrência de alagamentos e a proliferação de pragas e doenças. A autuação por descarte irregular de entulho é aplicada para quem estiver descartando qualquer tipo de material, seja ele novo ou usado, de qualquer espécie. Pode ser entulho, faixas, plásticos, móveis, materiais de construção, carcaças de automóveis ou até mesmo resíduos que obstruam vias e áreas públicas por meio de qualquer material.

Denúncia

Para denunciar o descarte irregular na cidade, o cidadão pode entrar em contato com o Setor de Fiscalização de Posturas Municipais da Prefeitura de Itapevi, que atende de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Rua Agostinho Ferreira Campos, 675 – Vila Nova Itapevi) ou pelo telefone 4143-7600. É possível denunciar ainda à GCM, que apoia as ações dos fiscais, via telefone 153, e com a Polícia Militar, pelo 190. Estes telefones funcionam 24 horas por dia.