Os cães da Guarda Civil Municipal de Itapevi não levaram nenhum prêmio no 2º Encontro dos Canis, organizado pela própria GCM, em comemoração aos 22 anos da corporação, completados em 05 de setembro. Mas não teve problema, o evento que foi realizado, no último sábado (28), no Estádio Municipal André Nunes Júnior, na Vila Nova Itapevi, tem como objetivo a troca de experiência entre as forças de seguranças.

A grande vencedora da disputa foi a Guarda de Santana de Parnaíba, seguida de Jundiaí e São Vicente. As provas aconteceram em três categorias: abordagem tática, detecção de entorpecentes e obstáculos (show dog).

A primeira prova foi de abordagem, as três primeiras colocações ficaram com Santana de Parnaíba, Suzano e São Vicente, respectivamente. Na disputa de deteção de entorpecentes, os vencedores foram, nas duas primeiras posições, o Exército Brasileiro (2º Batalhão de Polícia do Exército) e Santana de Parnaíba.

No último embate, de obstáculos, o primeiro lugar ficou com Jundiaí, seguido de Santos e São Vicente. Todos os vencedores receberam troféus.

Participaram do evento 16 corporações e um total de 25 equipes, dentre elas o Exército Brasileiro e as GCMs de Cajamar, Campinas, Capivari, Diadema, Embu das Artes, Porto Feliz, Santos, São Roque, São Vicente, Sumaré, além de Itapevi.

Aposentadoria de cão policial

O evento também foi marcado pela aposentadoria do cão Drako, que executava os trabalhos de patrulha e de detecção de entorpecente (cão farejador de drogas), além de atuar nas ações sociais da GCM. O pastor belga de malinois com oito anos e três meses de idade se aposentou compulsoriamente após receber as homenagens.

Na cerimônia foi assinado o termo de doação do cão ao inspetor da Guarda de Itapevi, Alexsandre Pereira de Andrade, para que o agente treinador pudesse levá-lo legalmente para casa. Ele agora está na companhia de dois velhos conhecidos que passaram pelo canil, os cães Hunter e B-Dolly.

Substituto

No lugar de Drako está sendo treinado o também pastor belga de malinois de 5 meses Zeus, que passa por treinamento e desde julho realiza patrulhamentos nas ruas da cidade.

Os cães da GCM

A corporação conta ainda com nove cães, sendo 4 pastores belgas malinois, quatro pastores alemães e um cão cruzamento de pastor belga com alemão. Esses cachorros desenvolvem o trabalho de guarda e proteção, faro de entorpecentes e agility (cão que pula obstáculos em apresentações). O Canil foi inaugurado em 29 de outubro de 2009.