O mês de novembro é dedicado à Consciência Negra e por isso, a Prefeitura tem realizado diversas ações como parte da I Jornada de Promoção da Igualdade Racial de Itapevi.

Neste sábado (26), das 9h às 13h, serão realizadas mesas temáticas para discutir o tema. O evento acontece no Parque da Cidade (Rua Professor Dimarães Antonio Sandei – Vila Nova Itapevi).

No domingo (27), haverá uma “Ação Multicultural” também no Parque da Cidade com início às 10h e término às 19h30. O evento terá na sequência abertura multirreligiosa, capoeira, puff e thay – TJ Twins, Nigga Samorais, Star Dja, DJ Brotinho, Nelsinho, Grupo 13 de Maio – Samba do Cururuquara, QuemÉDiSamba, Senhores do Samba e Gueto Dub Sounds e convidados.

Também serão montados stands das secretarias de Cultura e Juventude, Educação e Saúde, além dos parceiros de stands dos Afroempreendedores: Crioulo´s Style Moda Afro & Acessórios; Africarte Modafro & Indiana; Word Black Afro – Amor pelas tranças; As mina empreende; Ateliê Espaço de Axé; Espaço Derma Care; Expositor de Quadros – Gilmar Soares; SOS Monte Serrat; Plantas e Gueto Dub.

Programação de sábado (26):

– Educação Antirracista

Horário: 9h

Palestrante: Mário Augusto Vitoriano Almeida, educador e representante da Educação Antirracista da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo (2021 – 2022).

Palestrante: Maria Lucia Gall, supervisora de Ensino da Secretaria Municipal de Educação

– A importância dos dados estatísticos sobre a população negra

Horário: 9h30

Palestrante: Sandra Silva Santos, administradora de empresas e ex-presidente do conselho municipal do idoso de Itapevi.

Palestrante: Marcos Agostinho Silva, sociólogo e cientista político, diretor/proprietário do Instituto MAS Pesquisa. Especialista em análise de dados socioeconômicos e palestrante em políticas públicas de Igualdade Racial e Combate ao Racismo.

– Cultura e Relações Raciais

Horário:10h

Palestrante: Lázaro Toledo Queiroz Filho, secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude.

– A Saúde da População Negra

Horário: 11h

Palestrante: Dr. Jorge Luis Honorato Moreira, médico pediatra de Barueri e auditor do Setor de Planejamento da Prefeitura de Barueri.

Palestrante: José Augusto da Silva, psicólogo graduado pela FMU e coordenador do Núcleo de Educação Permanente e de Saúde Mental.

– Marco legal – Comissão da Igualdade Racial OAB

Horário: 11h30

Palestrante: Dr. Alex Ferreira Batista, mestre em Direito e especialização em Contratos Internacionais (2011) pela Universidade de Lisboa.

Palestrante: Esdras Matias Borges, advogado corporativo e membro da 1ª Comissão de Igualdade Racial de Itapevi.