No dia 7 de abril (quinta-feira), a partir das 18h, a Prefeitura de Itapevi promove uma audiência pública para discutir o projeto da LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) 2023. A transmissão será ao vivo pelo canal do You Tube da Câmara Municipal (www.youtube.com.br/tvcamaraitapevi).

A iniciativa propõe a participação popular com o objetivo de construir uma política pública voltada às necessidades da população.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) estabelece quais serão as metas e prioridades para o ano seguinte. Para isso, fixa o montante de recursos que o governo pretende economizar, traça regras, vedações e limites para as despesas da Prefeitura, autoriza o aumento das despesas com pessoal, regulamenta as transferências a entes públicos e privados, disciplina o equilíbrio entre as receitas e as despesas e indica prioridades para os financiamentos pelos bancos públicos.

A Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) é o instrumento previsto no artigo 165 da Constituição Federal. Pela legislação, a peça deve conter as metas e prioridades da administração pública; orientações para a elaboração da lei orçamentária; alterações na legislação tributária e o estabelecimento da política de aplicação das agências financeiras oficiais de fomento.

A medida também atende o Estatuto da Cidade, lei federal nº 10.257/2001, que determina a gestão orçamentária participativa.

Quem quiser participar, poderá encaminhar suas dúvidas para o Departamento de Contabilidade, da Secretaria de Fazenda, pelo e-mail contabilidade@itapevi.sp.gov.br. As perguntas serão encaminhadas ao setor técnico e respondidas futuramente.