Neste mês, a Prefeitura de Itapevi coloca em prática a Campanha Maio Amarelo com o objetivo prevenir e reduzir os acidentes de trânsito por meio da conscientização popular.

Com o tema “No trânsito, escolha a vida”, a campanha completa 10 anos e foi definida pelo Contran (Conselho Nacional de Trânsito). O Maio Amarelo da Prefeitura distribuirá uma cartilha educacional para os alunos do 3º ano da rede municipal de ensino. Serão cerca de 4 mil itens distribuídos.

A cidade também promoverá uma campanha publicitária nas ruas e redes sociais, especialmente nas principais vias de acessos com o intuito de sensibilizar motoristas para os cuidados no trânsito.

Haverá ainda ações com faixas informativas nos semáforos, realização de blitzes, distribuição de folhetos sobre prevenção de acidentes e de antenas corta-pipas nas principais vias e avenidas no Centro da cidade, além da promoção de palestras sobre educação no trânsito em escolas das redes municipal de ensino e em empresas de Itapevi.

Sobre o Maio Amarelo

O movimento Maio Amarelo nasceu em 2014 e fomenta uma ação coordenada entre o poder público, iniciativa privada e sociedade civil para discutir o tema segurança viária com o objetivo de reduzir os acidentes e mortes no trânsito.

A escolha do mês de maio ocorreu pela Organização das Nações Unidas (ONU) ter definido a Década de Ação para Segurança no Trânsito em 11 de maio de 2011. Já a cor amarela simboliza sinalização e alerta no trânsito.

De acordo com dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), estima que 2,4 milhões de pessoas devem morrer no trânsito em 2030 (passando para a quinta maior causa de mortalidade).

O Brasil é o terceiro país com mais mortes no trânsito em todo o mundo, atrás apenas da Índia e da China, segundo dados do relatório Global Status Report on Road Safety, da Organização Mundial de Saúde (OMS). As mortes decorrentes de acidentes de trânsito são a oitava principal causa de morte no país.

De acordo com dados mais recentes do Ministério da Saúde, em 2021, o Brasil registrou 31,4 mil mortes no trânsito. Ainda não há números oficiais e consolidados pelo Ministério da Saúde (DataSus) em relação ao total de mortes no trânsito em 2022.

Foto: PMI