A Prefeitura de Itapevi iniciou os trabalhos de limpeza dos três piscinões da cidade: Vitápolis/Jardim Dona Elvira, ao lado do Parque da Cidade, Suburbano e Sapiantã, nas proximidades da Cohab, além dos córregos Paim, Ribeirão São João e do rio Barueri Mirim. O trabalho deve durar cerca de 12 meses.

As atividades fazem parte das ações da “Operação Verão”, desenvolvidas pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos, que têm como proposta limpar e fazer a manutenção e desassoreamento de rios, córregos e afluentes de áreas afetadas pela chuva na cidade, além da retirada de areia, sujeira e objetos depositados na calha destes locais.

Vale lembrar que, ao longo do ano todo, a Prefeitura realiza a Operação Verão, que consiste também na limpeza de 20 mil bocas de lobo por toda a cidade.

As ações são executadas com recursos do próprio município. Ao todo, a operação cobre uma área de cerca de 8 quilômetros. As intervenções acontecem de forma mais sistêmica durante o período de seca, ou seja, quando há poucas chuvas.

Os trabalhos preventivos servem para evitar inundações, enchentes e alagamentos nos pontos vulneráveis da cidade com maior incidência de acúmulo de águas das chuvas.

Ajuda da população

Além do trabalho executado pela Prefeitura é fundamental que os moradores ajudem a manter as áreas dos rios limpas, não descartando lixo e entulho nas ruas, terrenos vazios, beiras dos rios e córregos. Só assim será possível contribuir com a limpeza do sistema de escoamento de águas de chuva e prevenir alagamentos na cidade.