Prefeitura de Itapevi realiza ações da Operação Verão para prevenir enchentes e alagamentos
14 de janeiro de 2022- 14 janeiro 2022
- 0
Ao longo deste mês de janeiro, a Prefeitura de Itapevi segue realizando as ações da Operação Verão, que consiste na limpeza e no desassoreamento de rios, córregos e afluentes de áreas afetadas pela chuva na cidade, além da retirada de areia, sujeira e objetos depositados na calha destes locais e nas margens dos rios, piscinões e em 20 mil bocas de lobo por toda a cidade.
Os serviços começaram ainda no segundo semestre de 2021 e seguem durante todo este ano. As ações são executadas com recursos do próprio município. Ao todo, a operação cobre uma área de cerca de 8 quilômetros. Os trabalhos preventivos servem para evitar inundações, enchentes e alagamentos nos pontos vulneráveis da cidade com maior incidência de acúmulo de águas das chuvas.
A ação é importante porque além de evitar alagamentos futuros, auxilia em questões preventivas de saúde pública, uma vez que evita doenças oriundas da margem de rios, dos córregos e de afluentes.
As intervenções acontecem de forma mais sistêmica durante o período de seca, ou seja, quando há poucas chuvas. Neste momento são realizadas ações coordenadas e emergenciais de corte de árvores próximo à fiação elétrica sob supervisão da empresa concessionária de fornecimento de energia.
Para os trabalhos de desassoreamento onde há acesso dos maquinários são utilizadas máquinas escavadeiras hidráulicas, caminhões basculantes e retroescavadeira. Já nas áreas onde não é possível acessar com maquinário, as equipes de zeladoria urbana realizam a poda e corte do mato e retirada de pneus, lixo e entulho.
O material recolhido é encaminhado para um local apropriado para um bota fora legalizado e autorizado para recebimento destes materiais.
Piscinões
A Prefeitura de Itapevi realizou, ainda no final do ano passado a limpeza do rio Barueri-Mirim, dos córregos Paim e São João e dos piscinões Vitápolis, Suburbano e Sapiantã.
Os serviços foram feitos por etapas, a sujeira foi retirada por meio de caminhões e depositada em um chamado “bota-seca” até o material descansar e secar, para depois ser transportado para o aterro sanitário.
Comunidade
Além do trabalho executado pela Prefeitura é fundamental que os moradores ajudem a manter as áreas dos rios limpas, não descartando lixo e entulho nas ruas, terrenos vazios e córregos.
Vale lembrar que a Defesa Civil do município recebe alertas do CGE (Centro de Gerenciamento de Emergências) e sempre que há risco de chuvas fortes comunica a população antecipadamente.
Em caso de ocorrência devido às chuvas, o cidadão pode entrar em contato com a Defesa Civil pelo número 4143-0841 e a GCM pelos telefones 153 e 199 (24 horas).