Proporcionar qualificação profissional é uma das metas da Prefeitura. Em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), o município oferece 35 vagas para o curso “Descomplique” para quem deseja ter sucesso nos negócios e com foco na superação de obstáculos econômicos provocados pela Covid.

O curso é presencial e acontece entre os dias 24 e 28 de janeiro, das 9h às 13h, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Avenida Presidente Vargas 376 – Cidade Saúde). As inscrições devem ser realizadas pelo link (bityli.com/IlSbu) até o dia 22 de janeiro.

Na inscrição, o interessado deverá informar nome completo, data de nascimento, e-mail e telefone para contatos, além de CPF e CNPJ.

O Descomplique é um programa gratuito de capacitação para pessoas físicas que desejam empreender e abrir um negócio. Ao todo serão cinco oficinas.

A programação de oficinas tem início sempre às 9h. As aulas começam no dia 24 de janeiro e tem duração de cerca de cinco horas diárias. Podem se inscrever apenas maiores de 18 anos. A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Em caso de dúvida, o interessado pode ligar de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, para o telefone 4143-8888, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Confira os módulos:

24/1 – Empreendedorismo

25/1 – Ideia de Negócios

26/1- Marketing

27/1- Finanças

28/1- Formalização

Os certificados serão entregues para quem obtiver 75% de participação no programa. Os participantes aprenderão os primeiros passos sobre como montar um negócio. O curso disponibilizará um módulo por dia.

O primeiro, no dia 24 de janeiro, será “Empreendedorismo”, que ensinará como avaliar competências empreendedoras e descobrir quais devem ser desenvolvidas e reforçadas.

O segundo módulo, no dia 25 de agosto, será “Ideia de negócio”, que ensinará como pensar e planejar um negócio e colocá-lo em prática por meio de ações e estratégias.

O módulo do dia 26 de janeiro será “Marketing”, no qual os participantes aprenderão noções sobre como planejar estratégias mais eficazes para se desenvolver o marketing de um produto ou serviço.

O quarto módulo será no dia 27 de janeiro, “Finanças”. Será uma oficina prática em que os participantes aprenderão como fazer o planejamento financeiro correto de um negócio, e entender a importância de se montar um plano e um modelo de negócios para lidar com as questões financeiras.

Já no dia 28 de janeiro, o último módulo “Formalização” mostrará a importância e as vantagens de se ter um negócio formalizado. Serão abordados itens como tipos e portes de empresa, e primeiros passos para o empreendedor usufruir das vantagens da legislação.

Sobre o curso

O conteúdo é direcionado às necessidades atuais dos empresários. O programa é composto de encontros prático-teórico e atendimentos focados na empresa. O objetivo é de que os empreendedores conheçam as estratégias que sua empresa pode adotar para continuar vendendo e se relacionando com o cliente.

Os empreendedores devem aprender como analisar a situação financeira da sua empresa, conhecer alternativas para reduzir os custos e avaliar seu nível de endividamento, além de calcular sua necessidade real de capital e conhecer as principais linhas de crédito para seu negócio.

Os módulos ainda visam ensinar sobre a utilizar técnicas de negociação e o processo para renegociar com bancos, fornecedores e seus clientes, bem como entender os benefícios, aspectos trabalhistas e decisões dos governos estadual e federal que podem beneficiar seu negócio.