O Acolher – Fundo Social de Solidariedade de Itapevi inicia, neste sábado (3), a entrega das primeiras peças de roupas arrecadadas na Campanha do Agasalho do Bem 2023. Será o Bazar Acolher, das 9h às 12h.

Os primeiros locais serão os Cemebs Maestro Heitor Villa Lobos (Rua dos Paraibanos, 240 – Parque Suburbano) e Manoel Bandeira (Rua Marinalva, 376 – Jardim Briquet). Até o momento foram coletadas 6.792 peças de agasalhos masculinas, femininas e infantis.

Cuidado com cada item

Todas as peças passam por uma triagem antes de irem à doação. Algumas delas receberam um tratamento especial e foram devidamente higienizadas. Uma equipe de voluntários da Secretaria de Desenvolvimento Social – pasta que auxilia na operacionalização da campanha junto ao Acolher – realizou a lavagem para os itens chegarem limpos a quem realmente precisa.

Poderão participar do Bazar Acolher as pessoas que estiverem em situação de vulnerabilidade social no município. A Prefeitura solicita aos interessados para levarem RG no dia da realização dos eventos.

Bazar Acolher

Ao todo, os eventos de entregar acontecerão em seis escolas municipais e no CRAS Amador Bueno, como forma de chegar mais próximo do território das famílias em situação de vulnerabilidade (confira abaixo a programação completa).

As peças de roupas serão apresentadas em araras e plataformas expositoras, por setores (masculino, feminino e infantil). Será realizado o cadastro das famílias para organização e acesso ao bazar em período de tempo suficiente para cada pessoa escolher suas peças. A quantidade será pré-determinada conforme o número de membros da família. Após a escolha, todas as roupas serão dobradas e acondicionadas em sacolas resistentes para garantir o transporte até as casas dessas famílias.

A equipe de voluntários do Acolher auxiliará os munícipes na escolha. Eles identificarão a quantidade de membros da família e fixarão a quantidade de peças. Em média, serão três peças por pessoa, porém, essa quantidade pode variar de acordo com a demanda e fluxo.

Após a realização dos bazares, os agasalhos remanescentes serão distribuídos entre as organizações sociais cadastradas no município com atendimento direto à população em situação de vulnerabilidade social.

Dúvidas sobre a Campanha do Agasalho do Bem 2023 podem ser esclarecidas pelo telefone (11) 4143-9700 (WhatsApp do Plantão Social da Secretaria de Desenvolvimento Social), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo ou pelo e-mail: desenvolvimentosocial@itapevi.sp.gov.br.

Doações

A Campanha do Agasalho é realizada devido à identificação da necessidade de distribuição já no início de junho, quando as pessoas em situação de vulnerabilidade precisam estar com seus agasalhos o mais rápido possível para enfrentar os dias mais frios, principalmente durante a temporada de inverno.

No entanto, as doações podem ser realizadas durante todo o período de inverno em todos os postos de arrecadação e também ao longo do ano na Secretaria de Desenvolvimento Social e Cidadania (Rua Escolástica Chaluppe, 154 – Centro), de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Confira os locais onde acontecem o Bazar Acolher:

17 de junho (Sábado)

Cemeb João Guimarães Rose (Estrada Austral, 5 – Chácara Vitápolis)

17 de junho (Sábado)

Cemeb Dra. Zilda Arns Neumann (Rua Neide Silva Guimarães, 310 – Jardim São Carlos)

24 de junho (Sábado)

Cemeb Maria Zibina Carvalho (Rua Abacachos, 17 – Alto da Colina) Horário: Das 9h às 12h

24 de junho (Sábado)

Cemeb Antonio Gonçalves Dias (Rua Alpha, 81 – CDHU Vila Gióia)

30 de junho (sexta-feira)

CRAS Amador Bueno (Rua Francisco Rodrigo Paes, 49)