A Prefeitura iniciou, nesta segunda-feira (24), o desassoreamento do Rio Barueri-Mirim no bairro Jardim Itaparica. A iniciativa acontece em parceria com o município vizinho de Jandira. Em trabalho conjunto, as cidades pretendem prevenir a região contra enchentes e alagamentos.

Essa é uma ação da Operação Verão, desenvolvida pela administração itapeviense. Os trabalhos de limpeza acontecem até sexta-feira (28) em uma extensão de cerca de 300 metros, que beneficiará o bairro de Itapevi e o Sagrado Coração, em Jandira. A estimativa é de que cerca de 500 famílias que vivem à beira do rio devam ser contempladas com a limpeza.

A ação foi possível após diálogos iniciados pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos de Itapevi junto à Secretaria de Obras de Jandira propondo o desassoreamento do rio.

No local estão sendo utilizados escavadeiras hidráulicas de braço longo e caminhões basculantes para retirada dos dejetos, além de serem realizados os ajustes das calhas do rio.

Operação Verão

Ao longo deste mês de janeiro, a Prefeitura de Itapevi segue realizando as ações da Operação Verão, que consiste na limpeza e no desassoreamento de rios, córregos e afluentes de áreas afetadas pela chuva na cidade, além da retirada de areia, sujeira e objetos depositados na calha destes locais e nas margens dos rios, piscinões e em 20 mil bocas de lobo por toda a cidade.

Os serviços começaram ainda no segundo semestre de 2021 e seguem durante todo este ano. As ações são executadas com recursos do próprio município. Ao todo, a operação cobre uma área de cerca de 8 quilômetros. Os trabalhos preventivos servem para evitar inundações, enchentes e alagamentos nos pontos vulneráveis da cidade com maior incidência de acúmulo de águas das chuvas.

A Prefeitura de Itapevi realizou, ainda no final do ano passado a limpeza dos córregos Paim e São João e dos piscinões Vitápolis, Suburbano e Sapiantã.

Além do trabalho executado pela Prefeitura é fundamental que os moradores ajudem a manter as áreas dos rios limpas, não descartando lixo e entulho nas ruas, terrenos vazios e córregos.