Proporcionar qualificação profissional é uma das metas da Prefeitura mesmo diante dos desafios impostos pela pandemia do coronavírus. Por isso, em parceria com o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Prefeitura oferece dois módulos de cursos para quem deseja ter sucesso nos negócios e também com foco na superação de obstáculos econômicos provocados pela doença.

Programa Descomplique

O Sebrae Aqui Itapevi realiza o programa gratuito de capacitação para pessoas físicas que desejam empreender e abrir um negócio. São cinco oficinas online e gratuitas.

A programação de oficina tem início sempre às 10h. As aulas começam na próxima segunda-feira (10) e tem duração de cerca de duas horas. Podem se inscrever apenas maiores de 18 anos.

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de agosto pelo link https://bit.ly/31lYdey. A iniciativa acontece em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Os certificados aos participantes serão enviados por e-mail para aqueles que obtiverem 75% de participação no programa.

O acesso online pelo navegador deve ser feito preferencialmente pelo Google Chrome. Após a inscrição, o aluno receberá em seu e-mail um link e um código para acessar a sala virtual. As vagas são limitadas com capacidade máxima da turma para 60 participantes.

Os participantes aprenderão os primeiros passos sobre como montar um negócio. O curso disponibilizará um módulo por dia. O primeiro, no dia 10 de agosto, será “Empreendedorismo”, que ensinará como avaliar competências empreendedoras e descobrir quais devem ser desenvolvidas e reforçadas.

O módulo do dia 11 de agosto será “Marketing”, como foco nas planejamento de estratégias mais eficazes para desenvolver o marketing de um produto ou serviço.

O terceiro módulo será no dia 12 de agosto, “Finanças”. Oficina prática em planejamento financeiro, ensinamento de como montar um plano e um modelo de negócios para lidar com as questões financeiras.

O quarto módulo, no dia 13 de agosto, será “Sua ideia de negócio”, que ensinará como pensar e planejar um negócio e colocá-lo em prática por meio de ações e estratégias.

Já no dia 14 de agosto, o último módulo “Formalização” mostrará a importância e as vantagens de se ter um negócio formalizado. Serão abordados itens como tipos e portes de empresa, e primeiros passos para o empreendedor usufruir das vantagens da legislação.

Dias de curso:
• Empreendedorismo – 10/08
• Marketing – 11/08
• Finanças – 12/08
• Sua Idéia de Negócio – 13/08
• Formalização – 14/08

Programa Enfrentar

A iniciativa foi criada exatamente para amparar potenciais e informais empreendedores na busca por caminhos que ofereçam longevidade em seus negócios e segurança em suas tomadas de decisões. As inscrições podem ser realizadas apenas por maiores de 18 anos.

Serão cinco oficinas gratuitas e online que acontecerão entre os dias 10 e 14 de agosto, sempre às 19h. Cinco temas para enfrentar e combater à crise: Proteção de Caixa, Soluções de Crédito, (Re)negociação, Vendas Online e Medidas Governamentais.

O programa é voltado para pessoas jurídicas (microempresas, microempreendedor individual e empresas de pequeno porte). As oficinas têm duas horas de duração e 10 horas de carga horária.

As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de agosto pelo link https://bit.ly/3eBFTTe. Serão entregues certificados nos mesmos moldes do curso Descomplique.

O acesso online pelo navegador deve ser feito preferencialmente pelo Google Chrome. Após a inscrição, o aluno receberá em seu e-mail um link e um código para acessar a sala virtual. As vagas são limitadas com capacidade máxima da turma para 60 participantes.

Sobre o curso

O conteúdo é direcionado às necessidades atuais dos empresários. O programa é composto de encontros remotos, ferramentas práticas e atendimentos focados na empresa. O objetivo é de que os empreendedores conheçam as estratégias que sua empresa possa adotar para continuar vendendo e se relacionando com o cliente.

Módulos

Inovando nas vendas – 10/08

Nesse momento tão delicado, existe algo em comum para todos os empresários: é preciso vender. Conheça as estratégias que sua empresa pode adotar para continuar vendendo e se relacionando com o cliente.

Protegendo o caixa da sua empresa – 11/08
Em um cenário de crise em que o empresário enfrenta redução de movimento de clientes, queda no faturamento, menos vendas e boletos chegando o tempo todo, ter controle das suas finanças e proteger o caixa da empresa é fundamental. Adotar rapidamente medidas que reduzam esse impacto pode ser a chave para sobreviver à crise. Aprenda como analisar a situação financeira da sua empresa, conheça alternativas para reduzir os custos e avalie seu nível de endividamento.

Conhecendo o crédito certo para sua empresa – 12/08
Diante da situação de pandemia na qual nos encontramos, possivelmente sua empresa encontrará dificuldades para cobrir todas as despesas e seja necessário buscar formas para fortalecer o capital de giro. Muitos empresários veem na obtenção de crédito uma saída para resolver os seus problemas. Calcule sua necessidade real de capital e conheça as principais linhas de crédito para seu negócio.

(Re)negociando com clientes e fornecedores – 13/08
Em um momento de incertezas, a negociação pode salvar a empresa e abrir caminho para novos negócios. A negociação faz parte do nosso dia a dia, mesmo sem que a gente perceba. Saiba como utilizar técnicas de negociação e tire proveito desse recurso para obter melhores resultados para sua empresa.

Entenda seus Direitos – 14/08
Como empresário é necessário conhecer as vantagens e desvantagens de contratar empregados ou terceiros nos diversos tipos de contratos de trabalho. Você conhece o mais adequado para a necessidade da sua empresa? Vamos conhecer os principais pontos da legislação trabalhista e também as medidas trabalhistas editadas pelo Governo para o enfrentamento da crise gerada pela pandemia do COVID-19.

Saiba mais

Em caso de dúvidas, o Sebrae Aqui Itapevi pode ajudá-lo pelos e-mails sebraeaquiitapevi2@gmail.com; sebraeaquiitapevi3@gmail.com e sebraeaquiitapevi4@gmail.com. Em razão da pandemia, o atendimento telefônico acontece em esquema de plantão de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone 4143-8888.