Piscinão do Sapiantã, Etec, Parque da Cidade, Escola 5.0, Bom Prato são alguns dos trabalhos que estão sendo realizados

O ano de 2019 foi de muito trabalho realizado pela Prefeitura de Itapevi. Importantes obras estão em andamento na cidade, como a segunda Escola do Futuro, Etec, ampliação do pronto-socorro central, Parque da Cidade, Escola 5.0 e Bom Prato, entre outras.

A maior parte delas será entregue já no primeiro trimestre de 2020. As obras estão em fase final no Piscinão do Sapiantã. Em breve serão concluídas as obras de canalização do rio Barueri-Mirim, e do Piscinão Sapiantã, além da inauguração da Areninha Sapiantã.

Em menos de três anos, este é o terceiro reservatório construído pela Prefeitura, que também já entregou os piscinões do Suburbano e do Vitápolis. Ao todo, nas três obras foram investidos aproximadamente R$ 112 milhões e fazem parte do programa de combate às enchentes em Itapevi.

Localizado ao lado direito da estrada Yoshihiro Iwahashi, no bairro do Sapiantã, o novo piscinão terá área de 22.402,09 m² e capacidade para receber 81.830,00 m³, ou seja, 81.830.000 litros. O dispositivo terá 3,34 metros de profundidade.

O equipamento receberá águas do Rio Sapiantã, que é afluente direto da margem direita do Barueri-Mirim, que, por sua vez, desemboca sob a Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva (SP-274), próximo ao Itapevi Center. O objetivo é reduzir a incidência de enchentes e alagamentos na região.

Grandes inaugurações

A entrega de novos e necessários equipamentos à população continua firme em 2020. Em fevereiro, a segunda Escola do Futuro de Tempo Integral do Santa Rita será inaugurada e abrigará os alunos do Cemeb Prof. Irani Toledo de Moraes, unidade que será demolida para abrigar uma nova creche, com 11 salas modernas.

A exemplo da primeira escola que foi inaugurada em agosto, no Parque Suburbano, a Escola do Futuro do Santa Rita, apresentará um modelo educacional diferenciado, conectado com as novas demandas da sociedade e contará com a plataforma Google for Education, com ferramentas digitais que irão ajudar professores e alunos na exploração tecnológica de um mundo globalizado.

O Parque da Cidade será aberto ao público em abril com um grande show. O inédito parque fica no bairro Cidade Saúde. A sua área é de mais de 110 mil m², com 1,5 km de pista para caminhada e ciclovia, bicicletário, academia ao ar livre, espaço para crossfit, playground, praça de skate e patins, duas quadras poliesportivas, minicampo de futebol, pista de mountain bike, praça de serviços com banheiros, espaço pet, wi-fi gratuito e uma área de quase 16 mil m² de estacionamento.

O Bom Prato e a Escola 5.0 de Tecnologia e Idiomas funcionarão no mesmo local (Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 279, próximo à rotatória da Cohab) e serão inaugurados também em fevereiro, como parte das comemorações do aniversário de 61 anos da cidade.

O Bom Prato foi implantado por meio de uma parceria da Prefeitura com o Governo do Estado de São Paulo e irá oferecer até 1.200 refeições no almoço, pelo custo de R$ 1,00, e 300 cafés da manhã, a R$ 0,50. O almoço é composto por arroz, feijão, salada, legumes, um tipo de carne, farinha de mandioca, pãozinho, suco e sobremesa. Já no café da manhã, serão oferecidos leite com café, achocolatado ou iogurte, pão com margarina, requeijão ou frios e uma fruta da estação.

Tecnologia e Idiomas

A Escola 5.0 de Tecnologia e Idiomas de Itapevi, terá como objetivo formar diversos profissionais em várias áreas do mercado de trabalho e terá parceria com o Centro Paula Souza, do governo estadual.  A escola irá oferecer cursos de Marketing Digital, Computação na Nuvem, Jogos Digitais, Robótica, Segurança Cibernética Básica, Suporte a Softwares de Gestão Empresarial, Inglês e Espanhol, entre outros. A unidade funcionará no segundo piso do Bom Prato.

A Etec (Escola Técnica do Centro Paula Souza) também começou a ser construída em 2019. A escola irá funcionar no Jardim Santa Rita, próximo ao Centro de Hemodiálise de Itapevi, e vão ter os cursos de farmácia, construção civil, comércio, logística e administração. A primeira Etec do município vai oferecer aos alunos a oportunidade de fazer um curso integrado: ensino médio e técnico ao mesmo tempo.

Saúde

Na Saúde, a ampliação do Pronto-Socorro Central, começou em novembro, continua firme. O local passará por ampla remodelação e novos leitos serão acrescentados.

As obras fazem parte do ItapeVida, um programa de saúde, lançado em 2019, que reúne diversas ações para transformar o atendimento clínico na rede municipal e melhorar a vida dos pacientes da rede pública, como por exemplo, o início do fornecimento de alimentação nos três Pronto Socorros de Itapevi (Central, Cardoso e Amador Bueno. Desde abril, todos os pacientes, adultos e crianças, internados há mais de 12h são alimentados com café da manhã, almoço, lanche da tarde, jantar e ceia – esta última, apenas sob determinação médica.