O primeiro colocado ganhou um notebook; dez alunos e respectivos professores foram premiados

A Prefeitura de Itapevi entregou, na terça-feira (10), os prêmios dos alunos vencedores da 2ª edição do concurso Leituras em Família, no auditório da Secretaria de Educação. O concurso foi realizado para promover o hábito da leitura tanto nos estudantes da rede municipal, como nos seus pais e responsáveis.

Os 10 premiados receberam notebook (1º lugar), celular (2º lugar), tablet (3º lugar), bicicleta (4º lugar), ingressos de cinema (5º e 6º lugares), e cestas de chocolate (7º ao 10º lugar).

Com o intuito de promover o hábito de ler e também integrar as crianças às ferramentas digitais, o resultado do concurso aconteceu por meio das mídias sociais.  Foram 140 fotos postadas na fanpage da Prefeitura. Ao todo, 2,5 mil curtidas, 6,1 mil comentários e 507 compartilhamentos.

O concurso começou em 5 de agosto e se encerrou em 25 de setembro. A ação foi destinada a alunos do Pré-II e do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Para concorrer, os estudantes precisaram ir ao post do concurso, na página da Prefeitura e publicar uma foto, tirada em um espaço público, com o relato de leitura e descrever a experiência desse momento em família. Também precisava constar o nome do aluno e série, nome do professor e responsável legal e da escola.

Para ser classificada, a fotos deveriam ter, no mínimo, 150 curtidas. A comissão responsável por escolher as 10 melhores postagens foi composta por fotógrafos, pedagogos e professores de letras e de arte. Os critérios de avaliação foram: criatividade da foto, utilização dos espaços públicos, relato de leitura e concordância com o tema. A ação também premiou o professor polivalente do respectivo aluno finalistas.

Confira os vencedores

1º Lugar: Gabriel Menezes Lima – 1º Ano E

Cemeb Bemvindo Moreira Nery (Cohab)

Profª: Giselly

2º Lugar: Eduardo Marques de Freitas – Pré II B

Cemeb Florestan Fernandes

Profª: Mariana

3º Lugar: Gabriel Seles Pereira – 1º Ano E

Cemeb Florestan Fernandes (Jardim Rosemary)

Profª: Mariângela

4º Lugar: Maria Eduarda Santos da Silva – 3º Ano E

Cemeb Tarsila do Amaral (Parque Suburbano)

Profª: Janete

5º Lugar: Ana Júlia dos Santos Reis – 4º Ano A

Cemeb Antônio Gonçalves Dias (Vila Gióia)

Profª: Vivi Savickas

6º Lugar: Maria Clara Corrêa de Oliveira – 2º Ano D

Cemeb Prof. Irany Toledo de Moraes (Jardim Santa Rita)

Profª: Márcia

7º Lugar: Lorena Meira de Moura – 3º Ano A

Cemeb Vereador Roberval Luiz Mendes da Silva (Parque Miraflores)

Profª Sandra

8º Lugar: Isabella Gomes de Souza – 1º Ano A

Cemeb Vinicius de Moraes (Jardim Itacolomi)

Profª: Sandra

9º Lugar: Guilherme Araújo Maino – 3º Ano A

Cemeb Cândido Portinari (Cohab)

Prof. Clemente Junior

10º Lugar: Ana Emanuelly Aparecida Botelho – 1º Ano D

Cemeb Bemvindo Moreira Nery

Profª Rosana Ruiz

Novas Leituras

É um programa pioneiro no município que já beneficiou 18,5 mil estudantes desde sua criação, em 2018. Neste ano, ampliando a ação com a inédita participação de estudantes do Pré II, a ação atingiu 19,3 mil estudantes da rede municipal de ensino. Ao todo, 360 professores estiveram envolvidos no projeto.

O concurso tem como objetivo estimular a leitura, ao mesmo tempo em que busca estreitar relações entre pais e filhos por meio da experiência compartilhada ao ler.

O concurso Leituras em Família é uma das ações que integra a proposta pedagógica do Novas Leituras. Ele foi realizado pela primeira vez no ano passado, com a participação de estudantes de 11 escolas da rede municipal. Neste ano, estudantes de 31 escolas participaram da iniciativa. O salto de engajamento foi de 181%.

A aluna Anna Julia Torres Novaes da Silva, 7, do 2º ano A da Cemeb Tarsila do Amaral, foi a grande vencedora de 2018, com um post com 2,9 mil curtidas. Ela e sua professora, Karine Godoy, ganharam cada uma um notebook.

Crédito: Pedro Godoy – ExLibris PMI

Legenda: Alunos levaram para casa os seus respectivos prêmios