Prefeitura entrega carro 0 km e R$ 34 mil no Prêmio Professor Nota 10
12 de fevereiro de 2020- 12 fevereiro 2020
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Premiações foram de R$ 34 mil em dinheiro para os 11 finalistas e um carro 0km para o melhor projeto educacional
A Prefeitura de Itapevi realizou na sexta-feira (07) a cerimônia de entrega do Prêmio Professor Nota 10. As premiações foram de R$ 34 mil distribuídos entre os 11 finalistas e um carro zero quilômetro para o projeto escolhido pelos jurados.
O prêmio foi criado no ano passado para valorizar o trabalho dos docentes e as práticas pedagógicas de referência da rede municipal de ensino de Itapevi. O evento aconteceu na Escola do Futuro de Tempo Integral Tarsila do Amaral, na Av. Rubens Caramez, 1000, Parque Suburbano.
Participaram espontaneamente do concurso 59 professores que desenvolveram projetos educacionais originais e inovadores, com o tema “Práticas Inovadoras para o Século XXI”, voltado à Educação Infantil, Ensino Fundamental I (1º, 2º e 3º ano), Ensino Fundamental I (4º e 5º ano) e Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado.
Dos trabalhos apresentados foram selecionados os 11 finalistas que tiveram seus nomes e classificação publicados no Diário Oficial nº 692, de 12 de novembro de 2019.
Os escolhidos apresentaram as suas realizações para uma banca examinadora, que em nova avaliação escolheu o melhor projeto dentre todos. A grande vencedora foi a professora de educação infantil Rosana de Almeida, do Cemeb Cora Coralina, com o projeto No meu mundo, eu invento, eu descubro, eu transformo! (conheça o projeto no vídeo, se precisar do arquivo em melhor qualidade, por favor, entre em contato)
Premiação
Os professores selecionados receberam a premiação em dinheiro: o primeiro lugar de cada categoria ganhou R$ 4 mil, o segundo, R$ 3 mil, e o terceiro colocado, R$ 2 mil. Ao todo, foram R$ 34 mil em premiações, mais o carro 0 Km.
As regras do programa foram definidas pelo decreto nº 5.464 de 04 de abril de 2019, publicado na edição 620, do Diário Oficial (www.itapevi.sp.gov.br). Os projetos foram inscritos no mês de maio.
Conheça um pouco de cada projeto e a classificação
Educação Infantil
1º Colocado – Rosana de Almeida Barbosa – 124 pontos – R$ 4.000,00
Projeto apresentado: “No meu mundo, eu invento, eu descubro, eu transformo!” – Direcionado a crianças de berçário, tem como base fundamental transformar a rotina e permanência dos bebês em momentos de qualidade, com experiências que proporcionam o protagonismo dos pequenos.
2º Colocado – Elaine Neiva Ferreira – 123 pontos – R$ 3.000,00
Projeto apresentado – Trabalho didático realizado a partir do alfabeto com objetivo de desenvolver a autonomia da criança, estimulada por práticas educativas que garantam múltiplas experiências de aprendizagem.
3º Colocado – Veridiana Angelica Prina – 107 pontos – R$ 2.000,00
Projeto apresentado – O projeto Medita foi aplicado na turma do Pré I – ensina meditação, yoga, técnicas respiratórias e de relaxamento, de forma lúdica em conjunto com o conteúdo programático, com objetivo de estabelecer uma percepção de si e do mundo, nas crianças, melhorando a concentração e o desenvolvimento da aprendizagem.
Ensino Fundamental I (1º,2º e 3º anos)
1º Colocado – Karla Roberta da Silva Gomes – 125 pontos – R$ 4.000,00
Projeto apresentado – O projeto “Aula especial, o lúdico em ação”, tem como objetivo central oferecer aos educandos práticas inovadoras no ambiente escolar e familiar, tornando o aluno protagonista de seu ensino, articulando a teoria com a prática de ensino aprendizagem.
2º Colocado – Rosana Luciana Ruiz Rosatto – 124 pontos – R$ 3.000,00
Projeto de conscientização social -“Pra começar é só se coçar” – tema central é a higienização das mãos, refletindo sobre o bem-estar das pessoas em relação a melhoria de sua qualidade de vida, contribuindo também, para um melhor atendimento da saúde municipal, diminuindo o número de pessoas em atendimento na saúde por contaminação via as próprias mãos.
3º Colocado – Vanessa de Sousa Pereira – 123 pontos – R$ 2.000,00
Projeto Cordel na Cidade Bela – desenvolve um trabalho que possibilita mediar as dificuldades na leitura, na escrita e reescrita, na comunicação oral, na resolução de situações problemas e no respeito aos diversos tipos de diferenças.
Ensino Fundamental I (4º e 5º ano)
1º Colocado – Fernanda Rosa de Oliveira – 125 pontos – R$ 4.000,00
Projeto Desperdício – tem como premissa a conscientização da comunidade escolar a respeito da temática do desperdício, utilizando a análise das pesagens das sobras da merenda dos intervalos do ensino fundamental do período matutino, trabalhando o tema de forma interdisciplinar e contextualizada, promovendo o protagonismo do aluno na aquisicão de novos conhecimentos e na disseminação das informações obtidas.
2º Colocado – Etiene Cristina da Silva Ferreira – 117 pontos – R$ 3.000,00
Projeto apresentado – Robótica Educacional – trabalha os conteúdos do 4º ano de forma dinâmica e incentivadora. Pensando na Educação para o século XXI, com metodologias inovadoras, utilizando tecnologia, física, matemática, entre outras áreas de conhecimento.
3º Colocado – Marcio José Buffa Novaes – 114 pontos – R$ 2.000,00
O projeto dividido em duas etapas: A primeira seleciona os alunos (semanalmente) para serem monitores, criando para eles uma liderança e papel de responsabilidade; a segunda seleciona os alunos para apresentar (mensalmente) o jornal escolar “Jossei News”, para estimular a comunicação.
Educação Inclusiva e Atendimento Educacional Especializado
1º Colocado – Luciana Lopes de Lima Correia – 99 pontos – R$ 4.000,00
Projeto de Soletração voltado a alunos com deficiências múltiplas e com idade avançada alfabetizados, com autonomia de leitura e escrita, e alunos que não se reconheciam como aprendentes e que começaram a entender e participar da rotina escolar com atenção as ações escolares.
2º Colocado – Sheila Esmael Froes – 99 pontos – R$ 3.000,00
Projeto Campanha Publicitária para a preservação do meio ambiente para combater o desperdício de água dos alunos ao escovarem os dentes, ao sair das salas e deixarem as luzes acesas, desperdício de materiais que poderiam ser utilizados para criação de jogos e atividades pedagógicas. Promover a consciência ecológica. Propiciar aos alunos o protagonismo nas ações de economia dos bens naturais.