Estimativa é de que cerca de 300 pessoas participem do evento, incluindo empresas, ONGs e estudantes

A Prefeitura de Itapevi recebe, no dia 27 de março, das 8h30 às 16h, o 5º Simpósio Regional de Educação Ambiental (Itapevi – 2020): Monitoramento, Avaliação e Aprendizados. O evento acontece no Ginásio de Esportes (Avenida Rubens Caramez, 1000A – Vila Aurora). A iniciativa acontece desde 2015 e trata-se de um encontro organizado articulado com os municípios da Região Oeste para discutir assuntos e práticas de educação ambiental.

As inscrições iniciaram no dia 27 de janeiro e terminam em 24 de março. O evento é gratuito. Para se participar é necessário apenas o preenchimento do formulário eletrônico disponível no link: https://forms.gle/snbFKeFGEJ1Pgh8x9.

O Simpósio vai contar com uma Comissão Organizadora composta por seis cidades integrantes do Cioeste (Consórcio Intermunicipal da Região Oeste): Itapevi, Barueri, Carapicuíba, Cotia, Osasco e Santana de Parnaíba, além da Fundação Alphaville.

Um dos objetivos do encontro é estimular a cooperação entre as diversas regiões, em nível micro e macrorregionais, com o intuito de construir uma sociedade ambientalmente equilibrada e fundada nos princípios da liberdade, igualdade, solidariedade, democracia, justiça social, responsabilidade e sustentabilidade.

Em 2015, o evento aconteceu em Barueri. No ano seguinte em Osasco, e, em 2017, na cidade de Santana de Parnaíba. Em 2018, a Comissão dedicou-se aos estudos e criação da Rede Educação Ambiental dos Municípios da Grande Oeste, e em 2019 com o tema “Práticas de Educação Ambiental: caminhos para sociedades sustentáveis”, o encontro foi realizado em Carapicuíba.

Neste ano, Itapevi será o município sede do evento que deve reunir cerca de 300 pessoas em diversas áreas do Meio Ambiente da região e do estado de São Paulo, incluindo a visitação de turmas escolares. Na cidade, a iniciativa será coordenada pelo Departamento de Gestão Ambiental da Secretaria de Meio Ambiental e Defesa dos Animais de Itapevi.

Durante o Simpósio, as cidades participantes deverão apresentar projetos e iniciativas pioneiras e de boas práticas na área ambiental.

Haverá exposições temáticas que tratarão de diferentes assuntos como minhocário, artesanato sustentável, terrários, oficina de captação e aproveitamento de água de chuva, hortas em espaços urbanos, aproveitamento integral de alimentos, dentre outras atividades.

O Simpósio contará também com a apresentação de banners, que se referem aos trabalhos acadêmicos, institucionais, escolares, dentre outros voltados a temática do evento, que serão submetidos no formato de resumos e avaliados pela comissão organizadora. Para submissão dos trabalhos relacionados à temática, é necessário se inscrever por meio do formulário:  https://forms.gle/snbFKeFGEJ1Pgh8x9 e enviar os resumos de acordo com as regras do edital para o e-mail: simposioregionalea@gmail.com. O prazo para submissão de trabalhos iniciou em 27 de janeiro e encerra às 23h59min do dia 8 de março de 2020.

A Prefeitura de Itapevi realizará, em breve, um chamamento público para que empresas, ONGs (Organizações Não Governamentais), autônomos, dentre outros interessados realizem inscrições para exposições temáticas relacionadas à questão ambiental. Eles deverão se inscrever mediante critérios pré-determinados e realizar ações de educação ambiental no evento.

“Este espaço funcionará como uma feira de ciências e cada expositor terá um estande onde poderão fazer uso de diversas ferramentas educativas conforme o grupo trabalha, como banners, materiais informativos e explicativos, produtos, vídeos e mini oficinas temáticas, para expor seus produtos e serviços”, afirma o secretário de Meio Ambiente e Defesa dos Animais de Itapevi, Paulo Rogiério de Almeida.

O evento contará ainda com apresentações teatrais, de música e dança definidas em parceria com a Secretaria de Cultura e Juventude.

Confira a programação:

8h30 – Credenciamento

9h – Abertura Oficial

10h – Palestra I

A importância do monitoramento das ações de Educação Ambiental e os seus indicadores

11h30 – Apresentação cultural

12h – Intervalo para Almoço

13h30 – Apresentação de banners

14h30min – Palestra II

A avaliação das ações de educação ambiental e seus aprendizados

15h30 – Apresentação cultural

9h – 16h – Exposições Temáticas