A Prefeitura de Itapevi inaugurou, neste sábado (7), a nova USF (Unidade de Saúde da Família) do Jardim Briquet/Santa Cecília, denominada Idervaldo Barbosa Lacerda. A moderna unidade está localizada na Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, 1750. O funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

O novo prédio substitui a atual unidade, localizada na Rua Nelson Ezequiel de Farias, 510. Essa é a 16ª medida executada pela Prefeitura de Itapevi das 20 previstas no programa Itapevida, lançado em julho de 2019, para promover e melhorar a saúde municipal.

A entrega demonstra um trabalho da administração de que cada paciente é único na cidade e que cada cuidado se torna especial com uma visão diferenciada na gestão pública. A USF entregue é moderna, com acessibilidade e elevadores, diversos consultórios, atendimento odontológico, psicólogo, entre outros.

O projeto de construção da USF é considerado padrão III do Ministério da Saúde. Nestas instalações, há a sala de recepção e espera, banheiros para pessoas com deficiência, quatro consultórios e acolhimento, sala de inalação, duas salas de consultórios odontológicos, sala de observação e procedimento, salas de coleta, vacina e curativos, além de estoque dispensa de materiais e estacionamento na frente da unidade e para funcionários.

Toda unidade de saúde que possui uma equipe de ESF (Estratégia Saúde da Família) composta por médico generalista, que atende a família como um todo. Essa proposta permite atuar dentro do território (nas comunidades), proporcionando a promoção à saúde por meio de agentes comunitários, visitas domiciliares, ações no território e uma população local.

Programa Itapevida
O programa Itapevida foi construído a partir do diagnóstico feito pelo Hospital Albert Einstein, que prestou consultoria à administração municipal ao longo de 2018, sugerindo melhorias e aprimoramentos da saúde municipal.

Das 20 ações, a USF Jardim Briquet / Santa Cecília tem 16. Outras 4 estão em andamento. A ideia é finalizar o mais rápido possível todas as demandas..

Realizadas
1) Entrega de nova frota de ambulâncias

2) Alimentação nos três Prontos Socorros

3) Implementação de unidades modelo

4) Criação da Central de Resgates: SAMU, Bombeiros e Defesa Civil

5) Criação de Centro de Hemodiálise

6) Criação do Centro Integrado de Saúde (CIS)

7) Implementação do novo CAPS Infantil

8) Instalação da Farmácia Central na Praça 18

9) Criação da nova Unidade de Saúde da Família no bairro Chácara Santa Cecília

10) Contratação de médicos e profissionais de saúde

11) Reforma e Ampliação do PS Central

12) Construção do novo PS Amador Bueno

13) Criação de CAPS Álcool e Drogas 24h

14) Atendimento expandido até as 19h nas USF’s Vitápolis e Suburbano

15) Entrega da Unidade Móvel de Saúde (Carreta da Saúde)

16) Construção de UBS no Jardim Briquet

Em andamento
17) Obras de manutenção em 10 unidades de saúde

18) Construção do novo PS Cardoso

19) Construção do novo PS Infantil

20) Construção de UBS na Cohab

Nome da Unidade
O nome Idervaldo Barbosa Lacerda em memorial descritivo é parte da lei municipal nº 2.880, de 15 de outubro de 2021. Ele faleceu em 2021, aos 60 anos de idade. Aposentado da Guarda Municipal, foi funcionário de carreira na equipe de patrulhamento de área, subinspetor e compôs a equipe de Capelania da GCMI. A família do homenageado esteve presente.