A Prefeitura de Itapevi valoriza a segurança pública e tem investido no setor para oferecer mais tranquilidade e proteção ao cidadão. Nesta quarta-feira (19) foi inaugurado o inédito Centro de Operações Integradas (COI) e também foram entregues 48 novos veículos, destinados à Guarda Civil Municipal (GCM), ao Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) e à Defesa Civil. O evento foi realizado no estacionamento da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana (Rodovia Engenheiro Renê Benedito Silva, 830 – Jardim Maria Judith).

COI

Instalado no 1º andar da Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana, o espaço funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana. No local são monitoradas as imagens captadas do sistema de videomonitoramento.

O COI conta com um total de 780 câmeras, sendo 610 delas espalhadas nos prédios públicos, 150 nas vias públicas e 20 com leitura de placas de veículos nas entradas e saídas da cidade. Além destas, mais 101 foram colocadas nas escolas do futuro e outras unidades escolares e 51 delas do Parque da Cidade.

Vale reforçar que nesta terça-feira (18), o COI (Centro de Operações Integradas) teve permissão para utilizar o software Detecta, uma plataforma do Governo de São Paulo que permite a troca de informações na área de segurança, o compartilhamento de imagens e a cooperação dos órgãos públicos. Além disso, garante maior agilidade, assertividade e eficiência na identificação de infrações administrativas e no combate à criminalidade.

No COI, agentes do Demutran (Departamento Municipal de Trânsito) executam a fiscalização por meio do sistema e controlam o tráfego de veículos em tempo real via COI. A Defesa Civil, por exemplo, faz o monitoramento de todas as áreas de risco, de enchentes e alagamentos, orientando os órgãos competentes para ações estratégicas.

Em todas as ocorrências onde são constatados crimes em curso, as viaturas da GCM ou da Polícia Militar são acionadas. As imagens são preservadas para elaboração de boletins de ocorrência em até 30 dias.

A Secretaria de Segurança e Mobilidade Urbana já implantou também o sistema integrado de chamada de emergência da GCM no COI, via rádio, reunindo em um único local o recebimento de ligações e denúncias, ou seja, uma Central de Atendimento em que todas as chamadas recebidas via telefones 153 e 199, além dos administrativos centralizados para garantir a qualidade de atendimento e eficiência junto à população.

Novidade para a segurança

Para gerar economia para o município, os novos carros, todos zero quilômetros, são alugados, conforme processo licitatório realizado em 2022, o que permitirá o uso 24 horas nos sete dias da semana, sem limite de quilometragem e seguro total incluso.

A GCM ganhou o maior reforço da área. Ao todo são 42 novos veículos entre carros, motos e van. Foram 20 novos carros SUVs modelo Renault Duster modelo esportiva (sendo três (3) deles direcionados para a Ronda Escolar e um (1) para a patrulha Guardiã Maria da Penha), quatro (4) caminhonetes modelos SUVs Chevrolets TrailBlazers, e uma (3) van modelo Mercedes Sprinter. Foram ainda 15 motocicletas off road modelo Honda CB 500X.

O Demutran recebeu um total de quatro (4) veículos entre motos e carros. Foram entregues duas (2) motocicletas off road modelo Honda CB 500X e duas (2) pick up cabine dupla Renault Oroch.

Já a Defesa Civil ficou com dois (2) veículos, uma (1) caminhonete cabine dupla modelo Nissan Frontier e uma (1) pick up cabine simples Fiat Strada.

Saúde e Educação também receberam novos veículos

No dia 25 de março, a Prefeitura havia entregue uma frota de 66 novos automóveis para reforçar e modernizar o atendimento ao cidadão. Os veículos foram destinados à administração em geral, com a maior parte das entregas voltada às secretarias de Saúde e de Educação do município.

Assim como no caso dos veículos da área da Segurança, os carros são também todos locados, gerando maior economia e rentabilidade no uso e manuseio dos recursos públicos.

Somadas as frotas da Segurança, Saúde e da Educação, além da administração em geral, a cidade ganha um total de 114 novos veículos entregues com as mais diferentes características para atender com mais qualidade, agilidade e dinamismo o cidadão.