Alunos da rede municipal estão conhecendo opções de alimentação sem carne sempre às segundas-feiras

Quibe de abóbora, hambúrguer de feijão, polenta com folhas verdes e macarrão com lentilha. Essas são algumas das opções do cardápio da Segunda Verde, programa de alimentação escolar implantado em agosto pela Prefeitura de Itapevi, às segundas-feiras, para os alunos da rede municipal de ensino.

Neste dia, todos os alimentos de origem animal são substituídos por vegetais. “Uma alimentação com menos carne e gordura animal ajuda na prevenção de doenças cardiovasculares, diabetes e também auxilia no controle de peso”, explica Lucianna Petrosino Felix, coordenadora da empresa RC Nutry, responsável pela distribuição das refeições nas escolas.

O programa ainda está em fase de testes e na segunda-feira (19) o cardápio apresentado aos alunos foi arroz, feijão, salada de acelga, quibe de abóbora assado e suco de laranja.

“Está uma delícia. Adorei o quibe assado”, disse o pequeno Vinícius Goulart, do Cemeb Florestan Fernandes, no Jardim Rosemary.

“Eu prefiro a salada, já repeti duas vezes”, completou Yasmin Santos, que elegeu a salada de acelga, como a sua preferida.

“As crianças têm um paladar muito sensível e nem todos gostam, mas algumas receitas já passaram pelo teste de aceitação e serão inseridas no cardápio permanente”, completa Lucianna, que também tem percorrido as unidades escolar para conversar com pais e responsáveis explicando a necessidade de uma alimentação equilibrada, com pouca carne e mais verduras e vegetais.

As receitas dos cardápios estão à disposição no site: segundaverde.com.br.

Pioneira
Itapevi é a primeira cidade da Região Oeste a implementar a iniciativa nas escolas, que tem como objetivo estimular e desenvolvimento de hábitos saudáveis, por meio de uma alimentação balanceada e nutritiva.

Sem custos para o município, o programa Segunda Verde beneficiará todos os 29,5 mil alunos da rede municipal.

A ONG Sociedade Vegetariana Brasileira deu suporte à ação, sugerindo alternativas de alimentos a serem incluídos no cardápio para a equipe de nutricionistas responsável pela merenda.
No final de julho, 200 profissionais responsáveis pela elaboração das merendas da rede de ensino receberam orientações sobre a forma de preparo dos novos pratos.

Refeições

A Prefeitura de Itapevi fornece cerca de 60 mil refeições diariamente, entre café da manhã, almoço e lanche da tarde, além de jantar e ceia para os matriculados nas creches noturnas.
A alimentação diária é oferecida a todos os alunos das escolas municipais, desde as crianças do berçário até os alunos do EJA (Educação de Jovens e Adultos).

O cardápio semanal, balanceado e controlado por nutricionistas, oferece bebida láctea, achocolatado, chá, biscoitos, sucos, iogurte, pão integral, geleia, margarina, requeijão, arroz, feijão, macarrão, carne bovina, frango, peixe, ovos, verduras e legumes, utilizados em diferentes receitas, bolo e frutas da estação.

Merenda reforçada

O Sexta Feliz é um programa destinado a complementar a alimentação dos alunos da rede municipal de ensino, beneficiando mais de 25 mil crianças.

O programa distribui um lanche extra, às sextas-feiras, na saída da escola, complementar à merenda que já é servida para todos os estudantes da rede municipal.

São cinco combinações diferentes, que variam a cada sexta-feira, e incluem suco, achocolatado, frutas, lanches, bolo biscoitos.