No último sábado (17), a Prefeitura de Itapevi iniciou as obras de construção da 7ª Escola do Futuro em regime de tempo integral do município: na Cohab. A unidade será para mil alunos do Ciclo 1 do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano), com piscina aquecida, laboratório, brinquedoteca e muito mais.

A nova unidade segue o mesmo modelo das unidades do Parque Suburbano, Santa Rita, Cardoso e Amador Bueno, que teve o início da construção em fevereiro deste ano. Itapevi conta com outras duas unidades adaptadas e transformadas em escolas de tempo integral: as Escolas do Futuro Professora Magali Trevizan Proença de Almeida, na Chácara Santa Cecília, e Governador André Franco Montoro, no Cardoso.

A escola está localizada na Estrada Lucinda de Jesus Silva, esquina com a Rua Jamanduá – Setor A. A previsão de entrega das obras é de 18 meses. Elas serão executadas por uma empresa licitada e acompanhadas pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos do município.

Escola do Futuro da Cohab

O prédio terá dois andares acessíveis, com rampas e elevador para pessoas com deficiência (PCD), pisos táteis e barras laterais. A inovação da escola será a instalação de um sistema de abastecimento da energia da unidade por meio solar, com a instalação de placas fotovoltaicas e implantação de cisterna para captação de água de chuvas, sendo um modelo ecológico e ambientalmente responsável e sustentável.

Com investimento de aproximadamente R$ 35 milhões, serão 28 salas de aulas, mais ateliê criativo e outros espaços destinados ao exercício das atividades pedagógicas e lúdicas, quadra poliesportiva coberta, auditório e parque externo, com playground.

A escola que, inicialmente, receberia o nome de Escola de Tempo Integral Profª Nádia Bernaudo – que foi uma escola de madeira desativada ainda em 2014 e estava localizada na Rua Francisco Bolgioni, no Jardim Maristela – deverá mudar de nome para Roseli Djanira Alonso. A nova nomenclatura deverá ser aprovada em sessão na Câmara dos Vereadores e encaminhada à Prefeitura para sanção da lei com alteração do nome.

Grade curricular diferenciada

Os alunos terão 32 aulas semanais de 50 minutos cada, sendo as 23 obrigatórias da grade curricular do Ministério de Educação e mais nove do novo modelo educacional, que serão as aulas de Estudo Orientado, Eletivas e Protagonismo, além de utilização da plataforma Google For Education em diversas disciplinas e a utilização de Chromebooks.

Serão servidas quatro refeições diárias (Café da manhã, Colação – distribuição de uma fruta-, Almoço e Café da Tarde), além de aulas extras de natação.

Escolas do Futuro do Julieta e Bela Vista

Além desta da Cohab também já estão sendo planejadas mais duas escolas do futuro: no Jardim Julieta e no Bela Vista. A Prefeitura pretende, em até 10 anos, transformar todas as escolas de Ciclo I do Ensino Fundamental em tempo integral. Uma das primeiras unidades que deverá passar por esta mudança, em breve, será o Cemeb Bemvindo Moreira Nery, na Cohab.

A iniciativa é parte do Educa Itapevi, uma ação da Prefeitura que agrega uma série de ações para melhorar a qualidade da educação em Itapevi, trata-se de um projeto de longo prazo, iniciado em 2020, que prevê uma mudança de paradigma na educação municipal até 2040.