Nesta quinta-feira (10), a Prefeitura de Itapevi disponibiliza as seis primeiras lixeiras em contêineres subterrâneos com capacidade de armazenagem em cada uma de 5 mil litros na região central da cidade. São equipamentos que tornarão a coleta de resíduos mais eficiente.

As lixeiras começaram a ser instaladas em setembro e estão localizadas, nos seguintes pontos: duas na Praça 18 de Fevereiro, duas na Praça Carlos de Castro e duas na Avenida Presidente Vargas, próximo ao Viaduto José dos Santos Novaes. Em breve mais duas serão disponibilizadas na Avenida Cesário de Abreu próximo à Rua Clara Coluzzo Piazza.

São dispositivos que ficam sob o solo, tendo como canal de ligação entre o piso e o subsolo um duto em inox com tampa. Para descartar o lixo, o munícipe abrirá a tampa e colocará seu lixo na respectiva boca. O lixo ficará armazenado em um contêiner que será retirado do local por meio de um guindaste acoplado ao caminhão de lixo específico para este recolhimento.

Além de serem mais higiênicas, os dispositivos não ocupam espaços físicos como os contêineres atuais. Com a novidade, a população terá seu lixo mais organizado, sem que os sacos sejam manipulados por animais e rasgados e a coleta será toda mecanizada.

Este investimento faz parte da nova política de contratação de toda a coleta de resíduos do município. A construção e instalação das novas lixeiras são de responsabilidade da “Mais Itapevi SPE”, empresa contratada para coleta dos resíduos na cidade. Os trabalhos foram acompanhados pela Secretaria de Infraestrutura e Serviços Urbanos.

As lixeiras são feitas de contêineres especiais em PVC, com concreto e tampa metálica. As vantagens deste tipo de armazenamento são o mantimento do lixo ficar isolado e bem guardado, além do resultado urbanístico. Outro grande benefício é diminuir os problemas como entupimento de bueiros, que ficam cheios de garrafas pets, copos, sacos, etc, o que acelera os efeitos danosos provocados pelas enchentes.

Com a novidade, haverá também a diminuição das viagens de caminhões de coleta por conta da grande capacidade de armazenamento de detritos garantida pelas lixeiras. Ou seja, polui-se menos e realiza-se melhor reaproveitamento do lixo, bem como reduz o mau cheiro.