Equipamento será instalado ligando bairro diretamente à Escola do Futuro; Trecho da Rodovia Renê Benedito será interditado entre os dias 18 e 21 de abril

As duas escolas do Futuro já estão prontas em Itapevi. No Jardim Santa Rita, onde funciona a segunda unidade, as aulas começaram no dia 16 de março, mas estão desde 23 de março com as atividades suspensas devido à pandemia do novo coronavírus.

No entanto, faltava concluir a instalação da passarela metálica de travessia de pedestres sobre a Rodovia Renê Benedito da Silva. Entre os dias 18 (sábado) e 21 de abril (terça-feira) será instalada o novo acesso que interligará as ruas Professora Maria Zibina de Carvalho e a César Bertozi à unidade escolar.

Trecho Bloqueado

Nestes dias, os agentes do Demutran de Itapevi farão a interdição completa nos arredores da unidade educacional, ou seja, das duas vias da Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva, a partir do Km 42,1, no sentido São Roque, e no Km 42,4, sentido Itapevi-Centro. A bloqueio acontece às 7h do dia 18 de abril (sábado) com reabertura prevista a partir das 6h do dia 22 de abril (quarta-feira).

Rota alternativa

Para quem vem de São Roque sentido Itapevi, o motorista deverá acessar a Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva e entrar na Rua Alcides Cotrim, na primeira esquerda, em seguida acessar a Rua Professora Maria Zibina de Carvalho. E, na sequência, entrar novamente na Rodovia e acessar a Rua Estados Unidos, Travessa Madrid, Rua César Bertozi, retornar pelas ruas Professora Maria Zibina e Alcides Cotrim até chegar à Rodovia Engenheiro Renê Benedito da Silva sem interdição e seguir viagem. Este mesmo caminho pode ser acessado no sentido contrário para São Roque por se tratar de vias de mãos duplas.

Agentes do Demutran darão apoio aos motoristas com orientações e organização do trânsito durante o período de execução da obra.

Remoção de postes

A Prefeitura aguardava uma solicitação feita há cerca de um ano à concessionaria de fornecimento de energia para a remoção dos postes de alta tensão no local para finalizar a obra.

Com a instalação subterrânea da fiação de energia elétrica realizada recentemente pela empresa de energia será possível a colocação da nova passarela. A Prefeitura também solicitou ao DER (Departamento de Estrada de Rodagem), órgão do governo do estado de São Paulo que administra a rodovia, autorização para dar continuidade às obras e interdição da via.

A instalação será feita por meio de dois caminhões guindaste que vão alçar a plataforma, que será fixada aos pontos fixos que também serão colocados na via e na escola, além da realização de soldagem. Os serviços para colocar a nova passarela estão inclusos no custo total da construção da Escola do Futuro do Jardim Santa Rita, portanto não há valor adicional à execução.

Sobre a Escola do Futuro

O equipamento atende mil crianças do 1º a 5º ano do Ensino Fundamental. A escola teve as obras iniciadas no segundo semestre de 2018. A Escola do Futuro conta com 25 salas de aula, além de quadra poliesportiva, piscina, laboratório, salas de dança e arte, auditório, sala de informática e outros espaços destinados ao exercício das atividades pedagógicas. Os estudantes entram às 7h e saem às 16h, contam com quatro refeições diárias, além de aulas extras de dança e natação em piscina aquecida.

A previsão para início das obras da escola do Futuro em Amador Bueno é para o segundo semestre deste ano, com previsão de obras para 18 meses.