A Prefeitura de Itapevi intensificou nas últimas semanas as ações da Operação Verão que consiste na limpeza e no desassoreamento de rios, córregos e afluentes de áreas afetadas pela chuva na cidade, além da retirada de areia, sujeira e objetos depositados na calha destes locais e também nas margens dos rios, piscinões e em 20 mil bocas de lobo por toda a cidade.

Os serviços devem acontecer até o final de novembro e são executados com recursos do próprio município. Ao todo, a operação cobre uma área de cerca de 8 quilômetros.

A ação é importante porque além de evitar alagamentos futuros, auxilia em questões preventivas de saúde pública, uma vez que evita doenças oriundas da margem de rios, dos córregos e de afluentes.

As intervenções acontecem durante todo o período de seca, ou seja, quando há poucas chuvas.

Para os trabalhos de desassoreamento onde há acesso dos maquinários estão sendo utilizadas máquinas escavadeiras hidráulicas, caminhões basculantes e retroescavadeira. Já nas áreas onde não é possível acessar com maquinário, as equipes de zeladoria urbana realizam a poda e corte do mato e retirada de pneus, lixo e entulho.

O material recolhido é encaminhado para um local apropriado para um bota fora legalizado e autorizado para recebimento destes materiais.

Piscinões

Desde junho, a Prefeitura de Itapevi está realizando simultaneamente a limpeza do rio Barueri-Mirim, Córrego Paim e dos piscinões Vitápolis e Suburbano.

Os serviços são feitos por etapas, a sujeira é retirada por meio de caminhões e depositada em um chamado “bota-seca” até o material descansar e secar, para depois ser transportado para o aterro sanitário.

Comunidade

Além do trabalho executado pela Prefeitura é fundamental que os moradores ajudem a manter as áreas dos rios limpas, não descartando lixo e entulho nas ruas, terrenos vazios e córregos.