O mês de dezembro é dedicado ao combate ao HIV, vírus que pode causar a AIDS. No Brasil, a campanha “Dezembro Vermelho” foi instituída pela Lei nº 13.504/2017. A iniciativa tem como objetivo conscientizar a população sobre a importância da prevenção, do diagnóstico e do tratamento do HIV e da AIDS.

Durante todo mês de dezembro, a Prefeitura de Itapevi promove diversas ações de conscientização e prevenção, como: distribuição de preservativos e a realização de testes rápidos para HIV.

A campanha é uma importante oportunidade para falar sobre o HIV e a AIDS e para promover a conscientização sobre essa importante questão de saúde pública. O Dia Mundial de Luta Contra a AIDS é comemorado em 1º de dezembro. A data foi escolhida para lembrar a data em que o primeiro caso de AIDS foi relatado, em 1º de dezembro de 1981.

O município oferta a realização de testes rápidos para HIV e Sífilis em todas as unidades de saúde do município, além de acompanhamento especializado sobre o assunto com profissionais de saúde. O teste é simples e gratuito.

A intensificação da testagem rápida acontece sob livre demanda em todas as Unidades da Atenção Básica (UBSs e USFs), de segunda à sexta-feira, das 8h às 15h.

Campanha Fique Sabendo

Acontece de forma intensificada entre os dias 1º e 7 de dezembro deste ano. O “Dia D” acontece neste sábado (2), das 8h às 16h, com abertura das unidades com maior demanda de atendimento à população vulnerável: USF Rosemary, USF Parque Suburbano, USF Briquet, USF Vitápolis, UBS Cohab, UBS Cardoso, SAE (Serviço de Atendimento Especializado) e PA Amador Bueno. A Campanha contará com reforço de testes rápidos na Carreta da Saúde estacionada na Chácara Monte Serrat (Estrada Lagoa dos Patos, em frente ao 385), das 9h às 16h.

Testagem positiva

O exame rápido possui três etapas e demora aproximadamente 30 minutos. Primeiro, é preenchida a ficha de atendimento, em seguida o paciente realiza o teste, por último, a entrega do resultado e o aconselhamento. Todo processo é mantido em sigilo.

No momento da entrega do resultado positivo é feito o acolhimento pela enfermeira e oferecido o tratamento no SAE (Serviço de Atendimento Especializado), que está funcionando provisoriamente no CRSM, na Rua José Michellotti, 194, Cidade Saúde, ao lado do Pronto-Socorro Central.

O SAE é responsável pelo tratamento e acompanhamento de pessoas com doenças sexualmente transmissíveis e outras doenças infecto contagiosas. O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Ao ser diagnosticado com HIV, é importante iniciar o tratamento o mais rápido possível. O tratamento para HIV é eficaz e permite que as pessoas com o vírus vivam uma vida longa e saudável. Vale reforçar que a AIDS não tem cura, mas é uma doença tratável.

Sobre o HIV

É um vírus que pode ser transmitido por contato com sangue, sêmen, secreção vaginal, leite materno e fluidos corporais durante relações sexuais, transfusão de sangue, compartilhamento de seringas e agulhas, da mãe para o filho durante a gestação, o parto ou a amamentação.

Cuidados

– Usar preservativo em todas as relações sexuais. O preservativo é o método mais eficaz para prevenir a transmissão do HIV e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs).

– Usar luvas para contato com sangue ou fluidos corporais. Essa medida é importante para profissionais de saúde, cuidadores de pessoas com HIV e pessoas que trabalham com animais.

AIDS no Brasil e no mundo

De acordo com o Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/AIDS (UNAIDS), em 2022 havia 39 milhões de pessoas vivendo com HIV no mundo. No Brasil, estima-se que 1,1 milhão de pessoas vivem com HIV. Desse total, 820 mil são adultos (15 anos ou mais).