A Prefeitura de Itapevi lançou uma campanha para reduzir a incidência de faltas nas consultas e na realização de exames dentro da rede municipal de saúde. O objetivo é evitar com essas ausências tirem o lugar de pacientes que realmente precisam dos serviços médicos oferecidos por essas unidades.

O índice de absenteísmo foi de até 31%, ou seja, a cada três marcações, uma não foi realizada em 2022, em Itapevi. Dos 22.283 exames agendados pela Secretaria de Saúde, 6.913 deixaram de comparecer no dia e horário marcados. Ou seja, esse volume marcado não atendeu outras pessoas que necessitavam desse tipo de atendimento.

Em relação às consultas marcadas no ano passado, o índice de ausências atingiu 27%. Dos 21.266 pacientes, 5.815 deixaram de comparecer nos consultórios. Diante dessa alta incidência, a Prefeitura decidiu fazer um trabalho para conscientizar os itapevienses a não tirar o lugar de quem realmente precisa.

Caso a pessoa não consiga ir à consulta ou ao exame, a Prefeitura orienta a população para que tenha uma atitude cidadã. Se não puder comparecer, é preciso informar e liberar o horário para outro paciente utilizar os serviços médicos.

Para efetuar o cancelamento, a Administração informa que o paciente deve procurar a unidade de saúde mais próxima de sua residência. Caso não possa comparecer presencialmente, entre em contato pelo número de telefone que consta no comprovante de agendamento.

Dicas para evitar faltas

A Prefeitura sugere ainda algumas dicas como forma de evitar ausências nas consultas e exames por falta de informação ou por possíveis atrasos diante de imprevistos no caminho. Uma delas é sair de casa com bastante antecedência.

Outra sugestão é confirmar o endereço da unidade de saúde onde o serviço está agendado. Além disso, a pessoa pode pensar numa forma mais rápida de chegar e, dessa maneira, marcar presença. O paciente também consegue recorrer a alarmes ou lembretes, no seu relógio e também no próprio celular.