A Prefeitura de Itapevi intensifica a campanha de vacinação da bivalente contra a Covid-19, em toda a rede municipal de saúde com ampliação do horário de imunização e divulgação nas redes sociais. O objetivo da iniciativa é alcançar a meta de cobertura da vacina junto à população da cidade em 90%, conforme estabelece o Ministério da Saúde. Em Itapevi, atualmente registra uma cobertura de 20,45% em toda a população. Esse patamar apesar de baixo, está acima da média nacional, que alcança apenas 14%.

Todas as pessoas com mais de 18 anos que tomaram a vacina pelo menos duas vezes – das quais a última há quatro meses – já podem receber a dose de reforço.  Entre as ações, está a extensão até as 19h, do horário de atendimento de segunda a sexta-feira, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Amador Bueno, Suburbano e do Vitápolis. Nos demais postos do município, a aplicação ocorre das 9h às 15h.

Índices por faixa etária

No entanto, esse percentual do município cai consideravelmente em algumas faixas etárias. O índice entre os itapevienses com idades entre 18 e 19 anos chega a 7% de cobertura. Para as pessoas de 20 a 24 anos, esse patamar é de 7,96%. No caso dos habitantes que vão dos 25 a 29 anos, isso alcança  9,50%.

Por outro lado, as faixas etárias vinculadas aos idosos contam com os maiores índices de cobertura e acima da média registrada em Itapevi. O índice entre os itapevienses com idades de 75 a 79 anos alcança 68,46%. De 70 a 74 anos, o patamar chega a 67,13%.