A Prefeitura de Itapevi, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, criou em janeiro uma nova plataforma para gerenciar o cadastro de artistas locais e os projetos e ações culturais da cidade.

O novo espaço deve ser acessado diretamente pelo site da Prefeitura, na aba da Secretaria Municipal de Cultura (https://itapevi.sp.gov.br/secretaria-de-cultura-e-juventude-cadastro-artista/) e tem como objetivo cadastrar, mapear e gerar indicadores do setor cultural e da gestão pública da cultura em Itapevi, garantindo maior transparência, organização das informações e subsídios para a formulação de políticas públicas mais eficientes.

Todos os artistas e agentes culturais da cidade, mesmo aqueles que já possuem cadastro, devem preencher o novo formulário para participar dos editais e eventos realizados no município, já que o registro antigo não terá mais validade.

Novas diretrizes

A criação da plataforma está em conformidade com as normativas da Lei Aldir Blanc – PNAB, conforme o PAR – Plano Anual de Aplicação de Recursos 2024/2025, instituído pela Lei Federal nº 14.903, de 27 de junho de 2024.

A iniciativa também está alinhada ao Marco Regulatório, à Lei nº 2.958, que institui o Sistema Municipal de Cultura, e ao Plano Municipal de Cultura, que estabelecem diretrizes para o fortalecimento, organização e gestão das políticas culturais no município.