A Prefeitura de Itapevi lançou, na manhã desta quinta-feira (24), o programa Criança Feliz, que tem como objetivo ampliar a rede de atenção e o cuidado integral às crianças na primeira infância (de zero a seis anos).

Em parceria com o Governo Federal, idealizador do programa, serão realizadas visitas domiciliares para promover o desenvolvimento das crianças com ações de saúde, educação, assistência social, cultura e direitos humanos.

O Criança Feliz é destinado a gestantes e crianças beneficiárias dos programas Bolsa Família e Benefício de Prestação Continuada (BPC). Crianças de até seis anos afastadas do convívio familiar por decisão judicial também estão inseridas na ação.

As visitas terão início na segunda quinzena de fevereiro e serão realizadas em residências de famílias que aceitaram participar do programa. “Na prática, as visitadoras darão suporte social e orientações em geral para as famílias”, explicou a assistente social e supervisora do programa em Itapevi, Débora Maria da Silva.

Na próxima semana, cinco servidoras da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania, farão treinamento para iniciar os trabalhos de visitação.

Repasse

O repasse do programa Criança Feliz é de R$ 75,00 mensais por família visitada. Em Itapevi, o atendimento será inicialmente realizado com 200 famílias, totalizando cerca de R$15.000,00 por mês, que serão utilizados na realização de eventos educativos e culturais e aquisição de brinquedos e livros para as crianças. Em contrapartida, a Prefeitura disponibiliza funcionários e a estrutura para manutenção do programa.